sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

A PETROBRAS NO ANO DE 2010


“A capitalização realizada pela Petrobras ficou marcada no calendário de 2010. A maior operação de aumento de capital na história mundial levantou R$ 120 bilhões com a emissão de mais de 4 bilhões de ações, se destacando entre as grandes realizações da Companhia no ano.

Outro dos principais eventos do período foi o início da produção comercial de petróleo no pré-sal no mar do Espírito Santo (Campo de Baleia Azul) e na Bacia de Santos, com a entrada em operação do navio-plataforma Cidade de Angra dos Reis, o primeiro sistema definitivo de produção na área de Tupi. Também na Bacia de Santos foi iniciado o teste de longa duração na acumulação de Tiro e Sidom.

No Brasil foram realizadas novas descobertas no pós e no pré-sal na Bacia de Campos, de petróleo leve no pós-sal da Bacia de Sergipe/Alagoas e na Bacia de Santos. Ainda na Bacia de Sergipe/Alagoas foi identificada a presença de petróleo em nova fronteira petrolífera em águas ultraprofundas. Foi confirmada também nova acumulação de petróleo leve na Amazônia, no município de Tefé, com a realização de teste de longa duração.

No mês de julho as refinarias da Companhia no País processaram o recorde histórico de 2.020.000 barris por dia. Já no mês de abril foi batido o recorde de exportação de petróleo, com um volume mensal de 22,7 milhões de barris, correspondendo a 733 mil barris por dia.

Foi realizada a contratação de projetos básicos paras as duas refinarias Premium (Maranhão e Ceará) e iniciadas as obras do Sistema Integrado de Transporte de Etanol, destinado a movimentar 21 bilhões de litros por ano do combustível, passando por 45 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

A Petrobras passou, em 2010, do 9º para o 4º lugar entre as empresas de energia do mundo; conquistou, pelo quinto ano consecutivo, o direito de participar da composição do índice Dow Jones, o mais importante em sustentabilidade do mundo, e foi destacada como uma das cinco empresas mais transparentes do Brasil.

O apoio à indústria nacional foi intensificado durante o ano, como demonstra o aumento de 40% no conteúdo mínimo nacional, que era de 57% em 2003 e chegou a 77,34% em 2010. O Plano de Negócios para o período 2010 – 2014, aprovado no ano, estabeleceu investimentos de US$224 bilhões, indicando aumento de 20%, em relação ao planejamento anterior.

Ao longo do ano, foram lançados os primeiros três navios do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (PROMEF), e contratadas as construções de outras embarcações do programa e de 20 comboios de empurradores e barcaças para operação no Rio Tietê (PROMEF Hidroviário). Para a atividade de produção foram contratadas as construções de oito cascos de plataformas para o pré-sal da Bacia de Santos que acrescentarão 900 mil barris à produção nacional e de uma plataforma para Tupi Nordeste, além de diversas encomendas de materiais, equipamentos e serviços.

Em 2010, foram inaugurados usinas termelétricas e dutos, entre os quais se destaca o Gasoduto de Integração Sudeste Nordeste – Gasene – e o Polo Naval de Rio Grande (RS) que permite a construção simultânea de dois navios ou duas plataformas. No Paraná foi inaugurada a Usina de Biodisel BSBIOS, em Marialva, com capacidade para 127 milhões de litros/ano.

Com a aquisição de 50% de participação em um bloco na Austrália, a Petrobras passou a marcar presença em todos os continentes. Entre as atividades no exterior, o marco foi a descoberta de petróleo em terra na Colômbia e no mar de Angola.”

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/?p=34385#more-34385).

Nenhum comentário: