quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

PETROBRAS BATIZA “TUPI” DE “LULA” E ANUNCIA RESERVAS DE 8,3 BI NO BLOCO BM-S-11


“A área de Tupi teve sua comercialidade declarada quarta-feira (29) pela Petrobras e os sócios GALP e BG. O novo campo será denominado “Lula”, e tem reservas estimadas em 6,5 bilhões de barris de petróleo e gás recuperáveis. “Tupi” era o nome provisório da área descoberta. Após a declaração de comercialidade, os campos recebem nomes de formas marinhas.

A área vizinha de Iracema também foi certificada. Batizada de “Cernambi”, tem 1,8 bilhão de barris de óleo e gás. Os campos de “Lula” e “Cernambi” fazem parte do bloco BM-S-11, e juntos, somam reservas de 8,3 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás).

Quando um consórcio declara comercialidade, ele anuncia que a produção naquele campo é viável em escala comercial. Depois da declaração de comercialidade, as reservas do campo são integradas ao portfólio da companhia.

O BM-S-11 começou a ser perfurado em outubro de 2006. A área de “Tupi” foi a primeira grande descoberta do pré-sal. Anunciada no final de 2007, foi a partir dela que o governo identificou o grande potencial da nova fronteira exploratória brasileira. Desde então, os leilões na camada pré-sal foram suspensos e um novo marco regulatório para o setor foi desenvolvido, e sancionado na semana passada pelo presidente Lula.

A Petrobras tem 65% do consórcio, sendo a operadora do bloco. A britânica BG tem 25%, com os 10% restante a cargo da portuguesa GALP.

PRODUÇÃO

A Petrobras anunciou na última segunda-feira (27) que a sua produção de petróleo subiu 4,7% em novembro, para 2.030.924 barris/dia, na comparação com outubro. O número corresponde ainda a um aumento de 2% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Esse resultado sinaliza uma produção sustentável acima de 2 milhões de barris diários, marca atingida por poucas empresas de petróleo no mundo.

O crescimento do volume extraído, segundo a estatal, se deve à normalização dos níveis de produção de dez plataformas da Bacia de Campos que estavam em manutenção periódica no mês anterior.

Além disso, o início de produção do Piloto de “Tupi”, no pré-sal da Bacia de Santos, no final do mês de outubro e a entrada de mais um poço produtor na plataforma P-40, no campo de “Marlim Sul”, na Bacia de Campos, também contribuíram.

Considerados também os campos no exterior, a produção total de petróleo e gás natural da Petrobras atingiu a média diária de 2.620.347 barris de óleo equivalente diários em outubro. O volume indica um aumento de 2,5% sobre o mesmo mês de 2009 e de 3,4% em relação à produção global da Petrobras no mês anterior, quando foram produzidos 2.534.274 barris diários.”

FONTE: reportagem de Cirilo Junior e Pedro Soares publicada na Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/852274-petrobras-batiza-tupi-de-lula-e-anuncia-reservas-de-83-bi-no-bloco-bm-s-11.shtml). [imagem do Google adicionada por este blog]

Nenhum comentário: