sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

ISRAEL ACELERA CONSTRUÇÃO DE COLÔNIAS ILEGAIS NA CISJORDÂNIA


“Israel construiu colônias judaicas ilegais em território palestino da Cisjordânia nos últimos três meses "a um ritmo não visto em anos", afirmou quinta-feira (23) Hagit Ofran, da ONG ‘Shalom Ajsav’ à agência espanhola de notícias EFE.

"A construção atual está muito adiantada. Começaram casas em 67 assentamentos", explicou Ofran. Só nos últimos três meses a quantidade de obras iniciadas é quase a mesma que em todo o ano de 2009. A média de construção desde 2007 é de cerca de 3 mil casas anuais, apontou Ofran.

Outra particularidade mais cruel dessa realidade é que as construções não estão limitadas às colônias já estabelecidas, mesmo ilegais, mas vão além do território demarcado e reconhecido internacionalmente como limite entre Israel e Palestina, estabelecido antes de 1967.

Com a ação, Israel bloqueou completamente as tênues negociações de paz iniciadas pelos Estados Unidos este ano. Como o objetivo americano era ligado às eleições de novembro deste ano naquele país, o processo de negociações diretas entre palestinos e israelenses foi mais uma vez relegado a segundo plano.”

FONTE: portal “Vermelho” (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=144294&id_secao=9) [imagem adicionada por este blog].

Nenhum comentário: