sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

INCLUSÃO SOCIAL E ECONÔMICA DOS CATADORES É PARTE DA SOLUÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS


“A experiência brasileira de inclusão social e econômica dos catadores de materiais recicláveis é a mais relevante hoje no mundo e um bom exemplo para outros países, afirma Antonio Bunchaft, diretor do centro de estudos socioambientais Pangea, um dos participantes da ExpoCatadores 2010 que foi realizada em São Paulo (21 a 23 de dezembro) e que recebeu a visita do presidente Lula quinta-feira (23/12). Segundo Bunchaft, a questão dos catadores não é apenas brasileira, mas de todo o mundo.

“A experiência brasileira é a mais relevante do ponto de vista de como a política pública constrói um conjunto de ações na área legal, de reforçar a inclusão social e econômica dos catadores, para que eles possam dar uma resposta significativa não só de inclusão social e econômica desse segmento, mas inclusive na melhoria da qualidade no meio ambiente urbano.”

Bunchaft cita a Política Nacional de Resíduos Sólidos como fundamental para incluir os catadores do centro da discussão da reciclagem e recuperação de materiais recicláveis no País, beneficiando milhares de pessoas ao gerar emprego e renda, e também o meio ambiente. Um dos instrumentos fundamentais, diz ele, é a ideia da logística reversa, a ser feita com a inclusão dos catadores no processo. Isso vai gerar novas oportunidades de negócios e mercado para os catadores, diz Bunchaft.”

FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/inclusao-social-e-economica-dos-catadores-e-parte-da-solucao-dos-residuos-solidos/) [imagem do Google adicionada por este blog]

Nenhum comentário: