terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CONTINUAM AS PRISÕES ILEGAIS E A TORTURA DESUMANA NA ILHA DE CUBA


"ORDEM" PARA FECHAR GUANTÁNAMO COMPLETARÁ UM ANO SEM SER CUMPRIDA

“A Casa Branca admitiu domingo (26) que não poderá fechar a prisão que os Estados Unidos têm em sua base de Guantánamo (Cuba) em futuro próximo, pressionando os republicanos para que trabalhem com os democratas nesse tema.

"Certamente não fechará no próximo mês", declarou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, à cadeia CNN, em referência à ordem que o presidente Barack Obama emitiu no dia seguinte a sua chegada à Casa Branca de fechá-la até 22 de janeiro de 2010.

Um fechamento imediato "dependerá da vontade dos republicanos de trabalhar com o governo neste tema", enfatizou.

A prisão de Guantánamo foi aberta em 11 de janeiro de 2002 pelo então presidente George W. Bush para os prisioneiros de sua "guerra contra o terrorismo".

Desde então, os Estados Unidos mantém centenas de pessoas presas sem julgamento, acusação ou acesso a advogados, em condições muitas vezes denunciadas por organizações de direitos humanos.

Atualmente, Guantánamo tem 174 detidos, dos quais apenas três foram julgados.

Obama assinou um decreto em 22 de janeiro de 2009 para fechar a rpisão em um ano, mas o Congresso o impediu de fazê-lo, permitindo apenas que os prisioneiros entrassem nos Estados Unidos para serem processados.”

FONTE: divulgado pela agência francesa de notícias AFP e transcrito no portal “Vermelho” (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=144392&id_secao=9) [título e imagem colocados por este blog].

Nenhum comentário: