quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O COMPLEXO DO ALEMÃO JÁ NÃO É MAIS BICHO-PAPÃO


Presidente Lula, o governador Cabral, o prefeito Eduardo Paes e o vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, no Complexo do Alemão. Foto: Ricardo Stuckert/PR

“As ações dos governos federal, estadual e municipal desenvolvidas no Complexo do Alemão – um conjunto de favelas no subúrbio do Rio de Janeiro – permitiram ao presidente Lula assegurar que o local “não é mais o bicho-papão”. Essa definição foi colocada por Lula para exemplificar que a presença do Estado está trazendo mais tranquilidade aos moradores dessa região. Na mesma cerimônia, Lula participou das solenidades – via transmissão simultânea – de inauguração das obras de duplicação da BR-101 (trecho Santa Cruz-Mangaratiba) e entrega de 144 unidades habitacionais na Rocinha.

Lula disse que percorria um trecho do teleférico do Alemão quando percebeu algumas lágrimas no rosto do governador do Rio, Sérgio Cabral, e entendeu o sentimento dele diante da realização das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) naquela comunidade carente. O presidente explicou que os investimentos darão uma nova roupagem ao conjunto de favelas e, assim, passará a ser destaque na mídia não mais nas páginas dedicadas ao noticiário policial.

“Para mim é motivo de alegria visitar o Complexo do Alemão. De poder agradecer a vocês [Sérgio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes] por terem trabalhado para que pudéssemos construir o teleférico Complexo do Alemão.”

Agora, segundo o presidente, é preciso que os moradores compreendam que os equipamentos vão passar por período de testes e somente quando tudo estiver “100% garantido” a população poderá desfrutar dos equipamentos. “O povo do Complexo do Alemão tem que ter paciência porque a demora é para o bem de vocês”, comentou.

Ele destacou também a importância desse trabalho para devolver a autoestima aos moradores. Lula contou que, quando chegou ao local, manteve contato com alguns populares e percebeu a felicidade das pessoas. Ele atribui isso ao governo que “resolveu fazer o óbvio” depois de tanto tempo de desgoverno. Para o presidente, que contou ter acompanhado a ocupação do conjunto de favelas pelas tropas policiais e militares pela televisão, o sentimento entre os moradores é de apoio ao processo de pacificação. Como resultado, o cidadão passa a perceber que pode contar com o governo e sugeriu que sejam levadas para o local outras benfeitorias, sejam na educação, cultura ou lazer.

“Esse teleférico passa a disputar com o Pão de Açúcar o titulo cartão postal do Rio.”

A cerimônia foi marcada também pela inauguração das obras da rodovia BR 101 entre Santa Cruz e Mangaratiba. Por meio de transmissão da EBC [Empresa Brasil de Comunicação] as autoridades que estavam no Alemão assistiram ao discurso do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que se encontrava num trecho da rodovia. O presidente Lula mostrou-se satisfeito com a entrega das obras que dará mais segurança aos motoristas que se deslocam para municípios da região sul do estado do Rio.

De um ponto da Rocinha, zona sul do Rio, outro link – desta vez pela internet – marcou a entrega simbólica de 144 unidades habitacionais. Segundo o governo fluminense, as moradias situadas na Rua Quatro – liga a Estrada da Gávea ao Largo do Boiadeiro – foi emblemática porque resultou na demolição de prédios e no alargamento da rua.

Ainda no palco da festa no Alemão, Lula distribuiu prêmios a empreendedores da comunidade, recebeu as chaves do Rio de Janeiro, descerrou a placa do posto da Caixa Econômica Federal (CEF) e anunciou uma agência do Banco do Brasil na comunidade.

Para os moradores da Rocinha, o presidente prometeu visitá-los no primeiro semestre do próximo ano. Aos moradores do Rio, Lula reforçou os laços de amizade e ganhou do prefeito Eduardo Paes uma placa em reconhecimento aos investimentos federais no município.”

FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/o-complexo-do-alemao-ja-nao-e-mais-bicho-papao/#more-20280)

Nenhum comentário: