quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Entrevista com Sérgio Rezende: “BUROCRACIA TORNA A CIÊNCIA BRASILEIRA MENOS COMPETITIVA”


Sérgio Rezende, ministro da Ciência e Tecnologia, na UFPE, onde leciona

MINISTRO DA CIÊNCIA FAZ BALANÇO DE GESTÃO DE MAIS DE CINCO ANOS E DIZ QUE META DEVE SER FORTALECER CULTURA DE PESQUISA EM EMPRESAS

“O físico carioca Sérgio Rezende deixará em 31 de dezembro o MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), que esteve sob seu comando por mais de cinco anos.

Em entrevista exclusiva à ‘Folha’, ele reconhece que, apesar dos avanços de sua gestão, a burocracia ainda é um dos grandes inimigos dos cientistas brasileiros. Também defendeu a escolha do petista Aloizio Mercadante como seu sucessor: "Certamente, pode ter um papel de influência no governo".

Leia os melhores trechos da conversa abaixo.

--Folha- O Sr. está saindo de uma gestão considerada positiva. Isso é raro...

Sérgio Rezende -
Eu só espero que as pessoas não fiquem com saudades de mim [risos]. Tivemos mais recursos e, acompanhando isso, uma atuação mais forte do governo federal em incentivar e apoiar a pesquisa e inovação nas empresas.

Isso é uma mudança grande. Nossa política científica sempre foi desvinculada da política industrial -que, por sua vez, teve seus altos e baixos. Não havia acontecido até agora uma articulação entre ciência e indústria. Estamos aprendendo a fazer isso, mas avançamos muito.

--Ter 1,3% do PIB destinado à ciência é suficiente?

Passar de 1% foi mudar de patamar. Tínhamos planejado chegar a 1,5% do PIB e chegamos a 1,3%. No entanto, em números absolutos, nós atingimos a meta, porque o PIB do Brasil cresceu muito e continua crescendo.

--Mas qual seria o ideal?

Os países desenvolvidos têm em média 2,5% do PIB investido em ciência. Mas esses países têm muito mais cientistas: são dois cientistas para cada 10 mil habitantes. Nós temos um pesquisador para 10 mil pessoas. Se tivéssemos mais recursos, eles não seriam utilizados.

Precisamos formar mais gente, e isso é um processo gradual. A ideia é que a gente chegue a 2022 com dois pesquisadores para cada 10 mil habitantes e com 2,5% do PIB em ciência.

--Ainda há barreiras por parte de quem acha que dinheiro público não deve ser gasto com ciência nas empresas?

Existe um pouco. Essas vozes estão ficando isoladas. Felizmente nós estamos passando dessa fase. Há 20 anos se dizia que o dinheiro público deve ficar na universidade e que empresa não deveria fazer pesquisa. Dizia-se que ciência não combina com lucro. Isso é uma bobagem.

--Esse tipo de crítico também costuma dizer que não dá para fazer "Big Science" [ciência cara e de grande porte] num país que ainda tem gente passando fome.

A ciência feita com intensidade, com aplicações, contribui de maneira eficaz para resolver os problemas sociais.

O melhor exemplo que temos é da Coreia do Sul, a qual, na década de 1970, era mais subdesenvolvida que o Brasil. Eles investiram em tecnologia e inovação e, com isso, o país tirou milhões de pessoas da pobreza.

--Qual foi o principal desafio da sua gestão?

Nós tivemos problema com o excesso de burocracia. Alguns desvios que aconteceram em fundações de amparo à pesquisa fizeram o TCU [Tribunal de Contas da União] tornar a execução de recursos muito mais difícil.

Hoje, a burocracia é um dos entraves para a realização da atividade de pesquisa no Brasil de maneira mais tranquila. É uma burocracia para se usar os recursos, para explicar como usou. Um cientista brasileiro enfrenta muito mais burocracia do que um europeu para fazer o mesmo trabalho, e isso diminui a competitividade.

Nós conseguimos simplificar o procedimento de importação, mas ainda é bem mais difícil um pesquisador daqui comprar equipamento de fora do que um pesquisador de outro país.

Nos outros lugares é assim: o pesquisador quer comprar um equipamento para fazer uma pesquisa e compra. Aqui não pode, tem sempre de fazer licitação e comprar o mais barato.

Eu decidi sair antes do resultado da eleição. Estou há dez anos consecutivos em atividade de gestão. No momento, quero me dedicar à atividade científica e não à gestão. A gestão do cotidiano, dos problemas, das pessoas, das confusões -isso é algo que desgasta.

Nós demos um salto no MCT, e eu acho que não conseguiria dar novo salto. Precisamos de novas ideias.

--Mas o Sr. já foi convidado para administrar alguma outra instituição?

Sim, já tive mais de um convite. Mas já disse que não quero mais ter atividade executiva nos próximos anos. Estou indo para Pernambuco [na UFPE].

Estou envolvido em nanotecnologia de materiais magnéticos, já tenho alguns trabalhos. Há dois pós-doutores publicando resultados interessantes, e estou sem tempo de me juntar a eles, de entender o problema, de fazer teoria. Pode ser que em dois anos em volte à gestão, mas agora eu quero ser cientista.

--Aloizio Mercadante será um bom ministro no seu lugar?

Ele tem tudo para ser um bom ministro. É pessoa de visão larga, certamente pode ter um papel de influência no governo.”

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

RAIO-X: Sérgio Rezende

NASCIMENTO: Rio de Janeiro, em 1940.

FORMAÇÃO: Engenharia Eletrônica (PUC-RJ), com mestrado e doutorado pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

ACADEMIA: Professor da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) desde 1972. Pesquisa nanotecnologia.

CARGOS: Secretário do Patrimônio, Ciência e Cultura da Prefeitura de Olinda (PE) em 2001 e 2002, presidente da FINEP de 2003 a 2005 e ministro da Ciência e Tecnologia desde julho de 2005.”

FONTE: reportagem de Sabine Righetti publicada na Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe2112201001.htm) e (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe2112201002.htm).

Nenhum comentário: