segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

QUEM DEVASSA DEVASSADO SERÁ

[Escrito pela colunista da "Folha" Eliane Cantanhêde, que intrigantemente demonstra, neste artigo, sensível reversão em seus anteriores pontos de vista neoliberais, de direita, sempre radicalmente pró-EUA]

“Sua privacidade é devassada quando você vai ao banco, ao supermercado, ao shopping, ao próprio escritório, ao apartamento de um amigo, ao consultório médico, a uma repartição pública, a uma embaixada, e até quando simplesmente anda pela rua.

As câmeras estão por toda a parte, desde a portaria até corredores e salas dos prédios, e raramente faltam no elevador. Até suas partes íntimas estão à mostra em alguns aeroportos de países que se acham donos do mundo.

Essas câmeras indiscretas têm lá sua serventia. Num exemplo doméstico e recente, foram elas que derrubaram a versão dos vândalos que espancavam jovens na Paulista e reconstituíram a verdade para a polícia, para a Justiça e até para as famílias desorientadas. Contra imagens, não há argumentos.

Portanto, segurança é bom e todo mundo gosta. Mas, se bisbilhotam nossas rendas, nossas contas, nossas digitais, nossas companhias, nossas falas, nossos atos e nossos passos, nós também temos o direito de bisbilhotar quem nos bisbilhota.

Governos e organizações invadem nossa privacidade, e nós queremos invadir a privacidade deles. O que eles sabem e o que decidem nos dizem respeito diretamente.

Imagine só o que o cidadão do mundo ficaria sabendo se o ‘WikiLeaks’ tivesse quebrado o sigilo dos telegramas e das mensagens do Pentágono e do Departamento de Estado dos EUA à época da invasão do Iraque... Muitos abusos e principalmente muitas mortes poderiam ter sido evitados.

Justamente por isso Julian Assange, do ‘WikiLeaks’, foi eleito "homem do ano" do "Le Monde" francês e do próprio mundo. Ele humilhou a maior potência, expôs o ridículo da correspondência diplomática e principalmente equilibrou o jogo de esconde-esconde.

Quem devassa, devassado será. Isso vale para nós, meros mortais, e passa a valer para eles, que se julgam os deuses do Universo.”

FONTE: escrito por Eliane Cantanhêde e publicado na Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2612201004.htm).[imagem do Google e entre colchetes adicionados por este blog].

Nenhum comentário: