terça-feira, 28 de dezembro de 2010

DATAFOLHA: BRASILEIRO ESTÁ MAIS OTIMISTA EM RELAÇÃO À MELHORA ECONÔMICA


EXPECTATIVAS SOBRE O PODER DE COMPRA E DESEMPREGO SÃO AS MELHORES DO GOVERNO LULA

Ao final dos oito anos de governo Lula, o brasileiro está mais otimista em relação à melhora da economia, de acordo com pesquisa feita pelo Datafolha. Expectativas em relação ao poder de compra e ao desemprego atingiram os melhores índices desde o início da gestão de Lula e superam os observados ao final do governo de FHC [quando já subia o otimismo com a eleição de Lula].

Dos brasileiros, 46% acreditam que seu poder de compra vai aumentar. Há oito anos, eram 36%.

Em relação ao desemprego, 41% acham que a taxa, que está no menor nível em oito anos, vai diminuir mais.

"O otimismo tem correlação com os indicadores do país, mas existe reflexo da propaganda eleitoral, que enfatizou os pontos positivos do governo Lula", diz Alessandro Janoni, diretor de pesquisas do Datafolha.

Outros indicadores também demonstram a confiança dos brasileiros. Um deles é a expectativa sobre a inflação, a qual a maior parte dos entrevistados (39%) acredita que se manterá estável.

Esse otimismo pode aumentar a demanda por bens e serviços no país, conforme explica o economista Bernardo Wjuniski, da Tendências Consultoria. "Há quatro condicionantes de demanda: emprego, renda, crédito e confiança do consumidor."

PODER AQUISITIVO

O Datafolha também questionou a opinião dos entrevistados sobre sua situação econômica atual.

O poder aquisitivo dos brasileiros alcançou o melhor resultado da série histórica, iniciada em 1994. Hoje, 19% dos entrevistados disseram que ganham muito pouco, e têm dificuldades financeiras. No final do governo FHC, esse índice alcançava 45%.

"Os números explicam muito sobre o fato de Lula ter conseguido eleger sua sucessora e sobre sua popularidade", diz Janoni.

A pesquisa foi feita entre 17 e 19 de novembro, com 11.281 brasileiros de 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais.”

FONTE: reportagem de Guilherme Chammas publicada na Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me2712201005.htm).

Nenhum comentário: