terça-feira, 8 de março de 2011

MODELO DEMOCRÁTICO EXPLICA AUMENTO DA POPULARIDADE INTERNACIONAL DO BRASIL


PATRIOTA DIZ QUE MODELO DEMOCRÁTICO EXPLICA AUMENTO DE POPULARIDADE DO PAÍS
 “O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou que a melhora na avaliação sobre a influência do Brasil no mundo, verificada em pesquisa da BBC divulgada ontem (7), se deve ao modo com que o país se relaciona com as outras nações e à aprovação do modelo de desenvolvimento brasileiro.

Acho que podemos atribuir isso [a melhora na avaliação] a um modelo no Brasil que associa democracia com crescimento inclusivo, geração de emprego e também uma forma de interagir com o resto do mundo, que é baseada em soluções diplomáticas para problemas, cooperação para reduzir a fome e a pobreza e cooperação para criar mais mecanismos democráticos a fim de lidar com questões globais”, disse.

Segundo o ministro, nos últimos anos, o Brasil estabeleceu como prioridade “comunicar-se com o mundo”. Essa postura implicou a abertura de embaixadas em vários países da África, do Oriente Médio e da Ásia Central, regiões onde a diplomacia ampliou consideravelmente sua atuação.

De acordo com o Itamaraty, 52 missões brasileiras foram abertas nos últimos oito anos. Como resultado, hoje o Brasil mantém relações diplomáticas com 191 dos 192 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).”

FONTE: publicado pela Agência Brasil (http://agenciabrasil.ebc.com.br/web/ebc-agencia-brasil/ultimasnoticias?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=3205188) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: