quinta-feira, 10 de março de 2011

PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS: RESPOSTA DA PETROBRAS À MIRIAM LEITÃO (GLOBO)


POLÍTICA DE PREÇOS: RESPOSTA DA PETROBRAS À MIRIAM LEITÃO

“Em relação a sua coluna de quarta-feira (9) sob o título “Fim do Carnaval”, a Petrobras esclarece, mais uma vez, que com relação ao preço dos derivados, especialmente diesel e gasolina, a política adotada desde 2003 e amplamente divulgada pela imprensa, é de não repassar a volatilidade do mercado para os preços no curto prazo. Essa política tem sido bem sucedida, o que é comprovado pelos resultados da Companhia nos últimos anos.

Ao contrário do que a coluna afirma, não existe falta de transparência na política de preços da Companhia. Também já foi divulgado exaustiva e amplamente que, na composição do preço da gasolina ao consumidor, o custo petróleo, refino e logística é de 30%, enquanto que 13% dizem respeito ao custo do álcool anidro, outros 15% são relativos ao custo de distribuição e revenda, 28% é a participação do ICMS e 14% é a incidência de CIDE, PIS\PASEP e COFINS. (*)

No caso do diesel, o custo petróleo, refino e logística é de 53%, enquanto que 6% são relativos ao custo do biodiesel, 18% dizem respeito à distribuição e revenda, 13% é a participação do ICMS e 10% é a incidência de CIDE, PIS\PASEP e COFINS. (*)

Para o diesel, assim como para a gasolina, os preços de refinaria praticados no Brasil estão nivelados aos preços praticados em outros países.

Todos estes dados, divulgados para a imprensa e disponíveis no site da Petrobras, comprovam que não há falta de transparência na política de preços da Companhia como o texto da coluna afirma.

Paulo Roberto Costa, Diretor de Abastecimento da Petrobras

(*) QUADROS EXPLICATIVOS DE COMPOSIÇÃO DE PREÇO:

GASOLINA

custo petróleo, refino e logística – 30%
custo do álcool anidro – 13%
custo de distribuição e revenda – 15%
ICMS – 28%
CIDE, PIS\PASEP e COFINS – 14%.

DIESEL

custo petróleo, refino e logística – 53%
custo do biodiesel – 6%
custo de distribuição e revenda – 18%
ICMS – 13%
CIDE, PIS\PASEP e COFINS – 10%.”

FONTE: escrito por Paulo Roberto Costa, Diretor de Abastecimento da Petrobras, e publicado no blog “Fatos e Dados”, da Petrobras (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2011/03/09/politica-de-precos-carta-a-miriam-leitao/#more-36988).

Um comentário:

barganha disse...

Aqui em vitória, ES eu não vejo na prática esse congelamento do preço da gasolina, esta sempre subindo, nunca abaixando e agora já passa dos 3 reais, não esta sendo mais viável andar de carro. Mas o interessante é que nem assim o governo para com a roubalheira que são os impostos dos combustíveis, tem que manter as cuecas e meias cheias para pagarem os mensalões.