quarta-feira, 13 de julho de 2011

NA INGLATERRA, A ‘FOLHA’ ESTARIA EM APUROS


Por Eduardo Guimarães

“O brasileiro já se acostumou à cantilena de que qualquer questionamento aos métodos cada vez mais desesperados da mídia local em busca de audiência ou de influir no jogo do poder seria “tentativa de censura”. Em países “marxistas” como a Inglaterra, porém, liberdade de imprensa não se confunde com liberdade para delinqüir.

O Comitê de Cultura, Mídia e Esportes do Parlamento britânico “convidou” Rupert Murdoch, uma espécie de Roberto Marinho gringo, seu filho James Murdoch e a diretora do império de mídia deles, Rebekah Brooks, para darem explicações sobre grampos ilegais utilizados pelo tablóide “The News of the World” para obter informações.

Mas a “fúria censora” inglesa não pára por aí. Novos documentos e gravações apontam que os jornais “Sunday Times” e ”The Sun”, do mesmo Murdoch, teriam tido acesso a dados financeiros privados do ex-premiê Gordon Brown e ao histórico médico do seu filho.

Como a Grã Bretanha entende que não se pode confundir liberdade de imprensa com práticas criminosas, o governo, pressionado pela sociedade, passou a impor obstáculos a Rupert Murdoch para adquirir a plataforma televisiva “BSkyB”. Por conta disso, aliás, é provável que a operação nem saia.

Alguém imagina coisa similar acontecendo no Brasil?

Em sua edição de 25 abril de 2009, o jornal “Folha de S. Paulo” reconheceu que publicou em sua primeira página, sem checar a veracidade, uma reprodução de ficha policial da então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que recebera por e-mail (!!) de um site de ultra-direita.

A reportagem que acompanhava a falsificação acusava Dilma de ter participado de complô para sequestrar o ministro da ditadura militar Delfim Neto. A ficha continha informações forjadas. E, apesar dos laudos mostrando a falsidade do “documento”, alguns dias depois o jornal manteve a mentira dizendo que não poderia confirmá-la ou desmenti-la.

As razões da “Folha” eram óbvias. O Brasil estava às portas da campanha eleitoral que escolheria o sucessor –ou a sucessora– de Lula e o jornal, partidário da candidatura de José Serra, tratava de tentar destruir a imagem da principal adversária do tucano.

Se tivéssemos a sorte de viver em um país civilizado em que o conceito “liberdade de imprensa” não serve de desculpa para a prática de falcatruas “jornalísticas” desse porte, e que entende que denunciá-las e puni-las não é censura coisa nenhuma, hoje o filho do baba-ovo da ditadura Otavio Frias de Oliveira, estaria frito.”

FONTE: escrito por Eduardo Guimarães e publicado em seu blog “Cidadania.com” (http://www.blogcidadania.com.br/2011/07/na-inglaterra-a-folha-estaria-em-apuros/)

5 comentários:

Probus disse...

Oi Maria Tereza, é a tal Ley de Medios tão suplicada pelo Paulo Henrique Amorim, eu, inclusive, gostaria de um pronunciamento FORMAL de Dilma quanto a Ley de Médios, a Lei da Anistia, o PNBL, e o porque da demissão do Rogério Santanna.

Por favor Maria Tereza, a reportagem abaixo só está disponível para assinantes da Folha de SP, caso possa e ache interessante, poste-a. Caso contrário, se puder, me envie via emal, por deveras agradeceria.

Elite chinesa "compra" cidadania estrangeira
13/07/2011

Chineses de alta renda têm investido pelo menos US$ 500 mil para obter residência em países como Estados Unidos ou Austrália, em busca de uma vida "mais relaxada" e um destino seguro para seu dinheiro.

Uma pesquisa de abril da consultoria americana Bain & Company mostra que 10% dos chineses mais ricos já fizeram o investimento de imigração --quando um estrangeiro obtém residência temporária ou permanente em troca de alto aporte.

O levantamento, feito com 2.600 chineses de renda alta, mostra ainda que cerca de 50% estão avaliando a possibilidade ou já decidiram, mas não entraram com o pedido.

Os motivos que mais levam os chineses a buscar outros países, diz o estudo, são melhor educação para os flhos (58%), proteger o patrimônio (43%) e mais qualidade de vida na aposentadoria (32%).

Leia a reportagem completa na edição desta quarta-feira da Folha, disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

P.S. Lembro a você que portugueses tem CIDADANIA BRASILEIRA e que muita gente está lavando Dólar PODRE comprando terras no Brasil

OBS: A área total do Brasil tem aproximadamente 8.514.876 de quilômetros quadrados. Um quilômetro quadrado é igual a 100 hectares. Portanto: A área do Brasil é de 851.487.600 hectares.

06/06/2011: “Tenho de 6 a 7 milhões de hectares de terra”, diz, em Rondônia, o maior latifundiário do Brasil
http://blogdaamazonia.blog.terra.com.br/2011/06/06/tenho-de-6-a-7-milhoes-de-hectares-de-terra-diz-em-rondonia-o-maior-latifundiario-do-brasil/

Cadê o Brasil que estava aqui?
http://www.anovademocracia.com.br/no-23/708-cade-o-brasil-que-estava-aqui

Estrangeiros invadem o mercado imobiliário
http://www.anovademocracia.com.br/no-43/1693-estrangeiros-invadem-o-mercado-imobiliario

11/06/2010: Terras brasileiras em mãos estrangeiras

13/06/2011: Terras agrícolas são um acordo virtuoso entre o Brasil e a China. No Estado de Goiás, são garantidas colheitas de soja às firmas chinesas em troca de empréstimos e de equipamento

05/06/2011: Quando o Nilo secar

http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/selecao-diaria-de-noticias/midias-nacionais/brasil/o-estado-de-sao-paulo/2011/06/05/Quando-o-Nilo-secar-Artigo-Lester-R-Brown-05-06.2011

03/06/2011: ESTATAL CHINESA COMPRA TERRAS NA PATAGÔNIA E GERA ALERTA

28/04/2011: Argentina quer limitar venda de terras a estrangeiros

20/03/2011: Limite para estrangeiro comprar terra será de 3 mil hectares

23/09/2010: Justiça descobre fazenda do tamanho de 'meio Brasil'

25/08/2010: Terras para estrangeiros. A diferença entre Lula e os demotucanos

29/03/2010: MP pede que Incra explique venda de terra a estrangeiros

20/08/2010: CNJ cancela 6.102 títulos de terra no Pará

Unknown disse...

Probus,
Mais uma vez, obrigada pelas suas boas referências.
Verificarei a citada reportagem da Folha. Com certo cuidado, pois o jornal é pró-EUA e a visão dos EUA sobre a China é tendenciosa.
Maria Tereza

Probus disse...

Oi Maria Tereza,

Obrigado por sua costumeira atenção para comigo e, aos seus leitores todos.

Olha, é porque a China é credora dos ianques e a Austrália é uma monarquia subjulgada aos EUA, então...
Eu tenho uma ligeira impressão que a China está lavando seu dólares e títulos podres onde ela é credora e bancadora, qual a moral do devedor em dizer não a Jiabao??

O que compram os chineses na Europa
Dom, 19 de Junho de 2011
Monitor Mercantil

http://www.outroladodanoticia.com.br/inicial/16654-o-que-compram-os-chineses-na-europa.html

Probus disse...

Oi Maria Tereza,

Obrigado por sua costumeira atenção para comigo e, aos seus leitores todos.

Olha, é porque a China é credora dos ianques e a Austrália é uma monarquia subjulgada aos EUA, então...
Eu tenho uma ligeira impressão que a China está lavando seu dólares e títulos podres onde ela é credora e bancadora, qual a moral do devedor em dizer não a Jiabao??

O que compram os chineses na Europa
Dom, 19 de Junho de 2011
Monitor Mercantil

http://www.outroladodanoticia.com.br/inicial/16654-o-que-compram-os-chineses-na-europa.html

Probus disse...

Maria Tereza,

Separei esta matéria para você, talvez você já tenha ou já conheça, mas:

http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciasSociais/Dissertacoes/moraes_ldcg_me_mar.pdf

Olha, muitas matérias que eu tinha em arquivo de links se perderam, ou foram excluídas (como exemplo do Nassif quando ele saiu do IG) ou do Outro Lado Da Notícia (problema com provedor) ou o ALIDE e o DEFESANET (nestes dois eu não sei o porque da exclusão dos links referentes as matérias).

Este abaixo eu só localizei no seu portal:

NOTA À IMPRENSA - AVIBRAS AEROESPACIAL
Jacareí, 04 Junho 2002.

Programa F-X BR
Diferentemente da prática corrente de fazer promessas vazias, as vantagens da Parceria RUSSA com a AVIBRAS estão formalmente asseguradas na Proposta entregue à Força Aérea, o que garante o seu cumprimento.
As declarações da Embraer à imprensa, através do seu Presidente, têm procurado confundir a opinião pública com explicações complexas sobre um tema relativamente simples. A Embraer, em defesa dos interesses dos seus sócios estrangeiros, está oferecendo uma solução ultrapassada e cara ao Brasil. Os anseios da Força Aérea foram, de forma ultrajante, colocados em segundo plano."

http://www.defesanet.com.br/noticia/avibras/

http://democraciapolitica.blogspot.com/2010/03/embraer-decide-seu-futuro.html

É que, nada tira da minha cabeçinha de vento que o caso de João Verdi foi de morte matada... Poxa, tudo dá certo para os ianque e Tel Aviv?? Nota que estão fazendo de tudo para terceirizar a Segurança da Copa do Mundo como fizeram na África do Sul em pró dos sion!! será que vai ficar por conta da Xe Services e do Mossad???

http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=3874

http://moraisvinna.blogspot.com/2010/03/equipes-buscam-xeque-dos-eau-entusiasta.html

http://cavok.com.br/blog/?p=34203

http://www.mombu.com/culture/brazil/t-os-neoliberais-que-faliram-o-brasil-ainda-querem-mamatas-3755031.html

http://www.battlecentral.xpg.com.br/forum/showthread.php?t=39232