terça-feira, 12 de julho de 2011

TODOS OS SEUS EMAIL SÃO VIOLADOS!

Mudanças nos termos de serviço gera críticas sobre privacidade dos usuários (Foto: Getty Images)

[O texto a seguir é sobre o ‘Yahoo!’, mas a empresa informa que [a violação] já é utilizada pelos principais concorrentes do Yahoo!]

INVASÃO DE PRIVACIDADE DO YAHOO!

Do portal “Terra”

Novo termo de serviço do Yahoo! permite a leitura dos emails

Uma mudança nos termos de serviço do email do Yahoo! vem causando polêmica, pois permite que a empresa analise as mensagens enviadas e recebidas pelos usuários. A empresa justifica o escaneamento dos emails como forma de obter informações para fornecer publicidade direcionada.

No novo termo de serviço, o usuário "concorda em permitir que os sistemas automatizados do Yahoo! façam o ‘escaner’ e analisem todo o conteúdo das comunicações, em processo de envio ou recebimento, que foram enviadas ou recebidas pela sua conta (tais como, conteúdos de e-mail ou mensagens instantâneas e mensagens de SMS), incluindo conteúdo armazenado na sua conta para, sem limitação, fornecer recursos personalizados de produto e conteúdo".

O termo avisa, ainda, que essa opção de privacidade não pode ser desativada. Além disso, ao concordar com o termo o usuário concorda que tem a obrigação de notificar usuários de outros serviços de email sobre a análise das mensagens, já que o serviço prevê o escaneamento de emails enviados e recebidos.

Segundo o site ‘Daily Mail’, a mudança nos termos provocou a ira nos defensores de privacidade. Segundo o site, a porta-voz do ‘Consumer Watchdog’, Georgina Nelson, afirma que a medida é uma violação grosseira da privacidade dos usuários e que a mudança é "absurda e irreal".

Um porta-voz do Yahoo afirma que a medida também serve para detecção de spam, malware e proteção contra abusos. Segundo ele, esse escaneamento de emails já é utilizado pelos principais concorrentes do Yahoo!”.

FONTE: publicado no portal “Terra” e transcrito no portal de Luis Nassif (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-invasao-de-privacidade-do-yahoo#more).

Um comentário:

Fluxo disse...

Sem estar concordando com essas mudanças e o controle da informação, penso que esta é a evolução "natural" desses serviços, que poderão, inclusive, estar conectados aos serviços de informação dos países onde estão localizados os servidores. É o 1984 global.