terça-feira, 9 de agosto de 2011

ESTUDANTE BRASILEIRO GANHA OURO EM OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE MATEMÁTICA

“Renan Findler, de 19 anos, ficou em primeiro lugar. Matheus Secco e Hugo Fonseca também foram premiados.

Três estudantes brasileiros conquistaram medalhas na “18ª International Mathematics Competition for University Students 2011”, na cidade de Blagoevgrad, na Bulgária (Olimpíada Internacional de Matemática - IMC 2011). Renan Finder, de 19 anos, conquistou medalha de ouro na competição, enquanto Matheus Secco, de 18 anos, e Hugo Fonseca, de 20, ficaram em segundo lugar. Os três são alunos da PUC-Rio.

Os três têm histórico de sucesso em competições de conhecimentos. Renan já participou de olimpíadas internacionais de informática e física. Matheus participa de olimpíadas de matemática desde os 14 anos e Hugo tem prêmios em competições nacionais e medalha de prata na Olimpíada Internacional de Astrofísica.

[Além da equipe da PUC-RJ acima mencionada], “a equipe do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) conquistou duas medalhas de prata (second prize), quatro de bronze (third prize) e três menções honrosas

Os alunos das instituições brasileiras foram selecionados na “Olimpíada Brasileira de Matemática”, projeto do “Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada” (IMPA) e da “Sociedade Brasileira de Matemática” (SBM) e conta com o apoio do “Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico” (CNPq/MCT) e do “Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática” (INCT-Mat).”

A delegação brasileira foi composta pelas equipes olímpicas da PUC-Rio, Instituto Militar de Engenharia (IME), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Unicamp e Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio).

Dos 23 estudantes brasileiros, 14 conquistaram medalhas (uma de ouro, cinco de prata e oito de bronze), oito conquistaram Menção Honrosa e um ganhou o Certificado.

O resultado mostra o bom desempenho dos alunos, já que todos obtiveram reconhecimento na competição. Entre as universidades brasileiras, o ITA ficou em 37º lugar, atrás [dentre as brasileiras] somente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

SOBRE A COMPETIÇÃO

A IMC recebe alunos de universidades de todo o mundo e são distribuídos cerca de 300 prêmios, nas categorias “Grand First Prize “(cerca de três alunos), “First Prize/Medalha de Ouro” (uma média de 50 alunos), “Second Prize/Medalha de Prata” (aproximadamente 80 estudantes), “Third Prize/Medalha de Bronze” (varia de 70 a 80 alunos) e “Honorable Mention/Menção Honrosa” (entregue a cerca de 80 candidatos).

Na olimpíada, os participantes devem resolver duas provas aplicadas em dois dias consecutivos com tempo de cinco horas cada dia. As provas são em inglês e incluem questões de álgebra, análise real e complexa, e combinatória. As pontuações somadas determinam os vencedores.”

A competição contou com a participação de 305 estudantes, representando 77 instituições de ensino superior de todo o mundo."

FONTES: site “O Jornal da Economia”. Transcrito no portal da FAB  (http://www.fab.mil.brportal/capa/index.php?datan=06/08/2011&page=mostra_notimpol) e “Agência Força Aérea” (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=7993) [imagem do Google e mesclagem dos textos das duas fontes (para evitar duplicação) introduzidas por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: