VANT Sarvant
“A OrbiSat vai iniciar os testes de um radar de sensoriamento remoto embarcado em um veículo aéreo não-tripulado (VANT) desenvolvido em parceria com as empresas Aeroálcool e AGX, de São Carlos, interior de São Paulo. O projeto, batizado de “Sarvant”, será o primeiro VANT do mercado mundial a ser equipado com radar para fazer mapeamento de baixo custo.
"O radar apresenta característica inédita no mercado mundial, que é a operação na banda P, ou seja, poderá enxergar sobre as copas das árvores. Além dessa característica, o novo equipamento irá operar em banda X e, através dessas duas frequências, fazer medidas da altura da copa das árvores e da formação do solo sob a vegetação. Com isso, é possível mostrar a topografia real do terreno", explicou o diretor técnico da OrbiSat, João Moreira Neto.
O primeiro voo com o radar aeroembarcado, segundo o executivo da OrbiSat, está previsto para acontecer em dezembro. O projeto conta com o apoio da FINEP, que financiou 50% do custo total, de R$ 6 milhões, através do seu “Programa de Subvenção Econômica”. "A nossa expectativa é que, somente no mercado nacional, o Sarvant possa gerar negócios da ordem de R$ 25 milhões em serviços para a OrbiSat. A demanda por esse tipo de serviço no mercado externo deve chegar a R$ 100 milhões", disse o presidente da empresa, Maurício Aveiro, ao jornal “Valor”.
O foco da OrbiSat, segundo o diretor Moreira Neto, será área de pequeno porte, de até 1000 quilômetros quadrados. "O Sarvant surge como opção mais econômica no mercado, pois poderá fazer o mapeamento desse tipo de área a custo de R$ 100 por quilômetro quadrado", afirmou. Hoje, segundo ele, esse mesmo serviço custa entre R$ 600 e R$ 1000 o quilômetro quadrado.
Outra vantagem do Sarvant, destacada pelo executivo, é a sua facilidade de operação, já que decola de uma caminhonete. Para o mercado de crédito de carbono, esse também será um grande negócio, pois o Sarvant poderá captar as imagens e revisitar áreas da Amazônia com grande frequência, sem os obstáculos oferecidos pelos satélites ópticos com relação às áreas cobertas por nuvens.
O Sarvant, de acordo com o presidente Maurício Aveiro, poderá ser usado no mapeamento de fazendas, represas e hidrelétricas, além de outras aplicações em missões de patrulha, busca e salvamento em florestas.
A OrbiSat também já opera radar aeroembarcado para fazer mapeamento de grandes áreas, utilizando aeronaves maiores. Até o fim do ano, segundo o diretor, a empresa vai finalizar a primeira fase do mapeamento de uma área de 1.140 milhão de quilômetros quadrados na Amazônia, utilizando esse tipo de radar. Esse projeto também foi feito em parceria com o Exército Brasileiro.”
FONTE: reportagem de Virgínia Silveira publicada no jornal “Valor” e transcrita no site “DefesaNet (http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/2371/Brasil-tera-primeiro-vant-com-equipamento-de-baixo-custo) [imagem do Google adicionada por este blog].
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