terça-feira, 30 de agosto de 2011

UNIÃO PREVÊ REAJUSTE DAS FORÇAS ARMADAS EM 2012

Folha de São Paulo

“Esperado por 568 mil militares ativos, inativos e pensionistas das Forças Armadas, o reajuste dos soldos e pensões no ano que vem ganhou amparo legal e indicação de custeio. O dispositivo está na Lei Orçamentária de 2012, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e pelos dois ministros “linha dura” da política econômica, Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento). No Artigo 81 da lei, está escrito: “Fica autorizada a revisão da remuneração dos militares ativos e inativos e pensionistas, cujo percentual será definido em lei específica”.

A legislação faz uma ressalva que “quaisquer aumento de despesa com pessoal decorrente de medidas administrativas ou judiciais” que não se enquadrem nas exigências previstas em artigos, como o 81, dependerão de créditos adicionais. Ou seja, o governo está disposto apenas em garantir o reajuste aos soldos. Pagar dívidas judiciais, como a dos 28,86% (referentes a erro cometido durante o governo Itamar Franco), dependerá de manobra orçamentária para sair do papel e entrar nos contracheques de quem estava em serviço em 1993.

Falta definir o índice. Já ouvimos falar em 75%, 40% e até em míseros 2,9%. Acreditamos e esperamos os índices maiores”, revela suboficial, reproduzindo conversas travadas em quartel do Rio.

GASTO MENOR COM PENSÕES

O percentual de reajuste dos soldos depende do cenário econômico mundial. Mas estudo em posse do Ministério do Planejamento revela que recursos podem vir da economia que está sendo feita com os gastos com pensões e inativos. O levantamento aponta que a mudança (e quase extinção) do direito à pensão vitalícia das filhas dos militares acena com redução de gasto e maior margem de aumento de soldos para militares da ativa e da reserva.

A sinalização do estudo é que um aumento maior para os soldos não esbarra em gasto contínuo por longo tempo. Antes, o cálculo dos reajustes tinha que levar em consideração que pensão de filhas é paga, às vezes, por até 70 anos.

AUMENTO VIRIA ESCALONADO ATÉ 2014

Nas Forças Armadas, há ainda outras margens financeiras para o reajuste, entre elas a extinção do direito à transferência para reserva com vencimentos do posto superior e o congelamento, desde 2000, do adicional do tempo de serviço. Trata-se de dois pesadelos dos quartéis que resultarão em soldos maiores. Ante a redução gradual de gastos com pensões e contenção de gastos com inativos, ganha força a ideia de que seja anunciado, com o reajuste de 2012, aumento escalonado para os anos de 2013 e 2014. “O aumento tem como argumento as baixas antecipadas. Os pedidos de sargento e até oficiais aviadores”, conta militar da FAB que serve no Rio.”

P.S. deste blog 'democracia&política': ver atualização sobre este assunto na postagem deste blog de 25/12/2011 intitulada "Reajuste dos soldos e reaparelhamento, em 2012" (http://democraciapolitica.blogspot.com/2011/12/reajuste-dos-soldos-e-reaparelhamento.html).

FONTE: reportagem de Marco Aurélio Reis publicada na Folha de São Paulo e transcrita no portal da FAB  (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?datan=28/08/2011&page=mostra_notimpol) [imagem do google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

34 comentários:

ilario disse...

Reajuste para militares, vai ser a mesma palhaçada da era LULA, quando entrar o ano de 2012, que já vai está mais perto de outro pleito eleitoral para tentar reeleger a DILMA, vai sair aquele cala boca em diversas parcelas para enganar os militares outra vez, só que burrice tem limite e os militares estão vacinados e bem vacinados.

ilario disse...

Os militares do Maranhão estão é muito certo, se não vai por amor vai pela dor. Já houve tempo suficiente para os Governos Estaduais e Federal olharem para os que fazem a Segurança no País, mas eles só são lembrados na hora do sufoco, depois são esquecidos em todos os sentidos, mas melhores dias virão, depois da próxima Eleição, Dilma e Lula, nunca mais.

elson qs disse...

POR QUE OS MILITARES FICARAM FORA DA LOA (LEI
ORÇAMENTÁRIA ANUAL) PARA 2012?

PORQUE O GOVERNO QUE AÍ ESTÁ:

- NÃO TEM COMPROMISSO COM OS MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS;

- SÓ ENTENDE UM TIPO DE DIÁLOGO: PRESSÃO DAS MASSAS;

- ATENDE AOS ESTUDANTES DA UNE, AS MARGARIDAS, O MST, OS MOVIMENTOS

SINDICAIS SUSTENTADOS PELO PRÓPRIO GOVERNO COM NOSSOS IMPOSTOS;

OS MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS NÃO FORAM CONTEMPLADOS NA LOA/2012
E NEM VÃO RECEBER NENHUM TIPO AUMENTO EM 2013. O PAGAMENTO DOS
28,86% NÃO FOI AUTORIZADO PELO GOVERNO. ESSA É A REALIDADE. TUDO O
QUE ESTÃO DIVULGANDO NA INTERNET É “MENTIRA”. A Lei n° 12.465, de 12 de
agosto de 2011, ESTÁ POSTA PRA ENGANAR. NÃO HOUVE RESERVA
ORÇAMENTÁRIA PARA ESSE FIM. ACORDA MINHA GENTE!

NÃO TEMOS NINGUÉM PRA LUTAR POR NÓS, SENÃO NÓS MESMOS. MINISTRO DA
DEFESA E COMANDANTES MILITARES NÃO MOVERÃO UMA PALHA.

CHEGOU A HORA DE LUTAR. CHEGOU A SUA VEZ DE DIZER BASTA A TUDO ISSO,
PORQUE SENÃO A HISTÓRIA SE REPETIRÁ EM 2013 ATÉ O MILITAR NÃO TER MAIS
PRA ONDE CORRER E NEM MARGEM NO CONTRACHEQUE PARA FAZER
EMPRÉSTIMOS. VOCÊ VAI FICAR AI PARADO? INERTE? ESPERANDO QUE MEIA
DÚZIA DE PESSOAS FAÇA O SEU PAPEL? LEMBRE-SE: SUA SOBREVIVÊNCIA OU
PARTE DELA VEM DESTE SALÁRIO... LUTE POR SUA MELHORA.

Abdelmleque disse...

Os militares precisam é de um aumento de verdade, ou o governo continuará perdendo bons profissionais e não pensem que um reajuste servirá de cala boca, estamos mais ligados.

WILSON disse...

OS MILITARES NÃO TERÃO AUMENTO,NO MUITO TERÃO UM REAJUSTE EM 2012 PORQUE A PRESIDENTE NÃO TEM COMPROMISSO COM A CASERNA,PELO CONTRÁRIO,TEM ÓDIO E REVANCHISMO E NÓS NÃO TEMOS CHEFES COM CORAGEM DE ENFRENTAR O PODER CENTRAL !ENQUANTO A CORRUPÇÃO CORRE SOLTA OS MILITARES QUE SEMPRE FORAM ABNEGADOS SOFREM COM AS SANDICES QUE OS DE 64 FIZERAM E ATÉ HOJE NOS CULPAM ! ELES TIVERAM ERROS MAS TAMBÉM TIVERAM ACERTOS E NÃO É JUSTO OS COMTEMPORÂNEOS PAGAR POR ERROS PASSADOS ! A ANISTIA ERA PARA SER AMPLA,GERAL E IRRESTRITA ! PORQUE ESTAMOS PAGANDO UMA CONTA QUE NÃO FIZEMOS ??? AUMENTA JÁ !!!

WILSON disse...

NÃO TEREMOS AUMENTA SALARIAL COM ESTE GOVERNO,NO MÁXIMO TEREMOS REAJUSTE EM QUATRO OU CINCO PARCELAS ! ESTE GOVERNO NÃO ESTÁ COM BOA VONTADE COM AS FORÇAS ARMADAS,PELO CONTRÁRIO E NÓS NÃO TEMOS UMA LIDERANÇA POIS OS CHEFES SÓ PENSAM EM SE MANTER NOS CARGOS MESMO SOFRENDO HUMILHAÇÃO E SUBERVIÊNCIA NÃO SE IMPORTANDO COM A TROPA ! NÃO TEMOS CULPA PELO PASSADO E NÃO DEVEMOS PAGAR PELOS ERROS DE QUEM OUTRORA FOI PATRIOTA E ACHAVAM QUE DEFENDIAM O PAÍS ! NÃO DEVEMOS ACEITAR REVANCHISMO DE QUEM ERA CONSIDERADO SUBVERSIVOS PORQUE A ANISTIA FOI AMPLA,GERAL E IRRESTRITA ! O QUE ESTÃO FAZENDO COM A FAMÍLIA MILITAR É COVARDIA POIS O SALÁRIO NÃO CHEGA NEM NA SEGUNDA SEMANA DO MES E A MAIORIA DOS MILITARES ESTÃO DEVENDO AGIOTAS ENQUANTO A CORRUPÇÃO GRASSA NO PLANALTO CENTRAL ! SÓ NÃO TEM DINHEIRO PARA AS FORÇAS ARMADAS ! TEM VERBA PARA SEM TERRA,BOLSA FAMÍLIA,PARA O HAITÍ E ATÉ PARA EMPRESTAR A ONU MAS NÓS QUE SOMOS SEMPRE ABNEGADOS E NÃO RECLAMAMOS PAGAMOS O PATO ! SENHORES CHEFES MILITARES,A TROPA NÃO AGUENTA MAIS ESTA SITUAÇÃO ! TENHAM UM POUCO DE CONSIDERAÇÃO COM QUEM REALMENTE DEFENDE ESTE TÃO AMADO PAIS! PARA NÓS O BRASIL NÃO É MÃE GENTIL,ESTÁ MAIS PARA MADRASTA VIL !

beniflu disse...

Daqui a alguns anos os militares estarão ganhando menos que um garí ( sem preconceito), mas, infelizmente é a dura realidade nesse governo que só tem ladrões e uma presidente que não passa de fantoche.

malta disse...

sou sargento da força aerea mim sinto envergonhado em nao poder da uma vida digna aos meus filhos pelo salario defASADOS O GOVERNO TA SE VINGANDO NOS NOSSOS FAMILIARES SOBRE AS COISASQUE ACONTECERAM NO TEMPO DA DITADURA NOSSAFAMILIA NAO TEM CULPA

malta disse...

sou sargento da aeronautica antes tinha orgulho disso hoje tenho vergonha pois os generais brigadeiros almirantes sao uns maricas nao resolvem nada deixam nossas familias pasando fome

malta disse...

sou sargento do exercito que tristeza esse governo do pt so tem ladroes nem reajuste para os militares para 2012 nada ate agora

malta disse...

nos militares temos que gritar socorroooooooo

malta disse...

voces em brasilia façam alguma coisa socorrooooo

malta disse...

voces em brasilia façam alguma coisa pelos nossos familiares

malta disse...

nossa familia militar ta sofrendo socorrooooo

malta disse...

minha vontade e de explodir esta corrupçao em brasilia ja nao aguento mais

ilario disse...

Misteriosamente, surgiu na sexta-feira dia 09DEZ2012 uma Mensagem mandando cancelar todos eventos de confraternização de final de ano nas Organizações Militares da Marinha, as que já realizaram, passou, daqui pra frente mais nada. De onde partiu a Determinação, duvido que o Pateta Chefe tenha coragem de procurar a TV GLOBO e dizer de onde veio a Determinação, com isso sobra mais dinheiro para os ladrões do Planalto e do Congresso. Vejam só se quer uma confraternização os militares não tem mais direito. Basta, está na hora de dizer basta.

sales disse...

aumento para os militares so depois que galinha criar dentes. E QUEM DEVERIA NOS DEFENDER FICA SE HUMILHANDO PARA CONTINUAR NOS SEUS POSTOS... ESTE BRASIL E UM CIRCO.
PALHAÇOS DO PLANALTO.

malta disse...

temos que explodir o planalto a corrupçao e a robalheira nao deixa dar o aumento digno aos militares e os generais almirantes e brigadeiros ficam ganhando o calaboca deles por debaixo do pano pra oprimir a tropa sao verdadeiros maricas temos que fazer alguma coisa

malta disse...

estamos vivendo uma ditadura interna nos quarteis e arrocho salarial e o rquero os oficiais principalmente so olham o umbigo deles temos que dar um basta nisso nossos familiares estao sofrendo com falta de tudo lazer roupas calçados eu particulamente ate comida isso e uma vergonha seus generais seus brigadeiros seus almirantes voces sao corronpidos pelo caixa 2

malta disse...

esta chegando o natal e eu como sargento nao posso nem comprar roupa pra mim nem pra minha filha nem meu filho nem minha esposa isso e culpa de voce generais brigadeiros almirantes

malta disse...

vamos pegar uma ponto 50 e metralhar o planalto nao vai sobrar ninguem

malta disse...

voces que sao medrosos froxos nao tem coragem nem de deixar um comentario ficam esperando os outros reinvindicar quando o aumento sai sai pra todos seus froxos

malta disse...

eles politicos que estao no poder quando chegar as proximas eleiçoes vao querer dar um calaboca para os militares das forças armadas pra enganar ainda tem uns idiotas que cai nessa esse pt que ta no poder estao se vingando dos nossos familiares que nao tem culpa nem uma do que aconteceu no tempo da ditadura militar essa vingança e nao dando reajuste pra deixar nossa familia sofrendo

Alexandre disse...

Pois é: 2012 às portas e nada de previsão concreta! Fui convidado pra um aniversário esse mês e um casamento no início do próximo ano e, adivinhem: tive que dar uma desculpa pra não ir, pois tenho vergonha de chegar num evento desses com as mãos abanando. Boas palavras e sinceros votos são tudo, mas o presente faz parte do protocolo!

sgt disse...

Nós militares estamos fu... com esse governo.Uma cambada de ladrão, a começar com o chefe.Com certeza nesse natal no lar desses f.d.p não faltará nada,mas infelizmente em alguns lares da nossa classe temos que dar graças a Deus pela humilde rabanada , o franguinho assado e o sentimento que tudo será melhor no ano que se iniciará."Que país é esse!!!"

Vilson Trindade da Silva disse...

Concordo com tudo que foi dito aqui.A Sra Dilma deveria, agora no poder, ver que o comandante das Forças Armadas é o Presidente da Republica. Na epoca dos governos militares, as FFAA apenas cumpriam ordens.Se nós ficarmos devendo para o governo ficamos na dívida ativa, ficamos com nome sujo, etc. E a recíproca não é verdadeira, vejam os 28% que já foi ganho e mandado pagar pelo STF. Nosso país de fato, não é serio. A lei não é para todos, o art 5º da constituição não vale. Os comandantes deveriam fazer uma pressãozinha no Ministro da Defesa, ou dá ou desce.

jose antonio portilho disse...

É, eu também concordo com esses comentários principalmente sobre o pagamento dos 28,86% mesmo por que o STF já mandou pagar só que não recebemos nada ainda; eu mesmo em 2009 tive que fazer acordo no compromisso de que a diferença entraria no contra-cheque só que ate agora não recebi nada. o que nos resta é esperar né. abraço a todos que estão nessa luta e um feliz 2012.

art disse...

Ué...Porque a FORÇA não faz GREVE??? Não é só assim que eles entendem!!!

Petrônio

damiana disse...

o bizú é votar na dilma na outra eleiçao!!! help!!!

wanderson disse...

sou penionista tenho filhos e a unica coia que me restava eram os emprestimos; consiguinaveis agora nem isso posso mais.

dw disse...

acho que do geito que está indo estamos bem próximo de um golpe de estado, ai será mis dinheiro jogado fora, e quando começar não terá paradeiro até uma doas partes vencer, acho que o dinheiro desta envestida seria muito bom para dar os almentos dos militares. os militares de hoje não são os de anos atrás, só o que estam querendo é aumento para não ver seus filhos morendo de fome, depois que começar vai ter muita gente em brasilia dizendo que era pelos militares, ai fica a pergunta e porquer não fizeram nada. brasilia dever fazer algo urgente pois o pais está se consolidando como uma boa economia e envestimentos estão chegando de todos os lados, regredir não seria a melhor estratégia de plano de governo.

Luciano Rocha disse...

EU QUERIA SABER O QUE ACONTECERIA SE AS FORÇAS ARMADAS ENTRASSEM EM GREVE, A EXEMPLO DAS POLICIAS MILITARES? O PAÍS FICARIA ENTREGUE ÀS BARATAS. A SORTE É QUE OS MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS SÃO ÍNTEGROS E PENSAM, EM PRIMEIRO LUGAR, NOS SEUS DEVERES E OBRIGAÇÕES. SÓ QUEM NÃO VÊ ISSO SÃO OS GOVERNANTES QUE CONTINUAM OS TRATANDO DE FORMA ABSURDA. IMAGINEM QUE UM CAPITÃO DAS FORÇAS ARMADAS GANHA IGUAL A UM SOLDADO DA PM DE BRASILIA.

brasileiro disse...

Pessoal a coisa foi muito bem orquestrada desde a anistia, FHC, Itamar, lula, dilma.Pergunto não era esse pessoal que lutava pela democracia financiada por urss, cuba,china etc...
Prestem bem atenção quem lutou contra a instalação do socialismo foram os militares, graças a eles fidel, chaves,usa, e outros não se apoderaram do País, e temos hoje uma democracia fraca mas democracia e o pessoal que diz que lutou contra a ditadura esteve e esta no poder e o que se ve é uma badalheira, mando e desmandos, dolar na cueca, filho de presidente fica rico em pouco tempo dentre outras barbaries, hoje esta pior que 64, pois a farra com o dinheiro público esta uma beleza e ninguem é responsabilizado ou punido e a farra continua, programas assistencialistas, ongs, mst e por ai vai.
Acorda Brasil! presidente não resolve nada, congresso tambem não já que vivemos a mais de oito anos sem oposição no país, o supremo com medo da devassa, todo mundo se escondendo.
As Fôrças Armadas são o último Baluarte de decência deste País.
Esta é a historia que a população brasileira desconhece.
Não adianta cortar o rabo da lagartixa que ele cresce de novo, tem que cortar a cabeça.
E pasmem quem vos escreve é um Civil que nunca vestiu uma farda se quer.

Unknown disse...

esse eh um país de ladrao e os nossos comandante sao da mesma laia temos que fazer uma mobilizaçao geral em todo o brasil
pena quando os bandidos atiram na direçao do quartel nao pega um tiro nesses pilantra corja de safados