sábado, 27 de agosto de 2011

SINAL VERDE PARA O BRASIL E VERMELHO PARA OS ESTADOS UNIDOS

Sinal vermelho para os EUA e verde para o Brasil

AGÊNCIA QUE BAIXOU NOTA DOS EUA MELHORA AVALIAÇÃO DO BRASIL

“A agência de classificação de risco ‘Standard & Poor's’ aumentou para "positiva" a perspectiva da nota brasileira em moeda local. A avaliação anterior era "estável".

A mudança foi feita com base num aperfeiçoamento da metodologia de avaliação de governos, disse a agência na quinta-feira (25).

A agência S&P é a mesma que reduziu, no dia 5 deste mês, a nota da dívida pública dos Estados Unidos, algo inédito na história. A qualificação do crédito americano passou de "AAA" para "AA+", diante da crescente dívida e do pesado déficit no orçamento.

A decisão anunciada agora não significa aumento imediato da nota. A perspectiva "positiva" do Brasil significa que aumento da nota é possível entre 12 e 18 meses.

A S&P afirma que essa avaliação considera que os fatores que garantem a estabilidade macroeconômica do país continuarão se fortalecendo nos próximos anos, com redução gradual das limitações fiscais e do risco a choques externos.

"Boas perspectivas de crescimento em longo prazo, combinado com a melhora da liquidez externa e a expansão do mercado de capitais local podem reforçar a capacidade do governo de gerenciar mudanças repentinas e adversas nas condições econômicas globais", acrescenta a agência.

Atualmente, a S&P classifica a dívida brasileira em moeda local como "BBB+". O rating em moeda estrangeira é "BBB-", com perspectiva positiva.”

FONTE: UOL Economia, com informações da agência norte-americana de notícias Reuters e do jornal Valor Econômico  (http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/08/25/agencia-que-baixou-nota-dos-eua-melhora-avaliacao-do-brasil.jhtm) [imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: