segunda-feira, 14 de julho de 2014

E FIZEMOS A COPA



Por Paulo Moreira Leite, diretor da Sucursal da revista ISTOÉ em Brasília

E FIZEMOS A COPA


"A tristeza com o desempenho da Seleção não deve esconder a vitória fora de campo, que mostra amadurecimento do país.

A tristeza com a Seleção não pode esconder uma vitória importante. Se a equipe ficou em quarto lugar, o país fez uma ótima Copa.

Os alemães fizeram a festa no Maracanã, mas nunca é demais repetir que os brasileiros também têm o direito de festejar a Copa de 2014.

Essa foi a originalidade desta Copa.

Na maioria dos mundiais, os brasileiros festejavam seu futebol, mas tinham pouco a celebrar sobre seu próprio país. Consolavam-se dizendo que viviam no país do futebol.

Em 2014, vivemos a situação contrária.

O país afirmou-se com nação suficientemente equipada para sediar o maior evento privado do mundo contemporâneo, que acumula audiência total próxima de 30 bilhões de espectadores somados da primeira a última partida.

A Copa não apenas ocorreu sem incidentes relevantes. Marcou um mês de festa e confraternização, onde era possível torcer e divertir-se num ambiente de conforto e segurança.

A improvisação, o despreparo, a imprudência, a falta de educação e tantos outros traços negativos que é costume [falsamente] atribuir ao caráter do brasileiro revelaram-se simples caricatura.

A Copa foi um evento organizado e preparado com eficiência. Mostrou que o Estado brasileiro é capaz – quando há decisão política – de realizar um evento cuja grandeza intimidava diversos observadores supostamente preparados e qualificados.

Também mostrou milhões de cidadãos culturalmente preparados para um acontecimento dessa natureza.

Como escreveu Antônio Prata, na [própria tucana] "Folha": “Por muito tempo, fomos um arremedo de país com uma seleção deslumbrante. Eu não cairia no exagero de dizer que a equação se inverteu: estamos longe de ser um país deslumbrante –socialmente, economicamente, eticamente–, mas o que percebi (...) foi que, hoje, o Brasil é melhor do que a sua seleção.”

As nossas mazelas, típicas de uma nação que está longe de ter atingido seu desenvolvimento pleno no campo econômico e social, ficaram claras nas mortes dos trabalhadores que deram energia e suor para levantar os estádios. A indústria [privada] da construção civil brasileira segue, cotidianamente, uma das campeãs de acidentes de trabalho. Essa situação não se modificou – lamentavelmente.

Outro drama envolveu a remoção de famílias que foram forçadas a deixar suas residências, para dar passagem a obras [de mobilidade urbana] ligadas à Copa e também a investimentos de infraestrutura. O número de atingidos foi um pouco superior a [apenas] 10% das estimativas gigantescas divulgadas com grande alarde como parte da propaganda antiCopa. Sob certo aspecto, o número não importa. Mesmo lembrando que, em sua maioria, eram investimentos necessários, que irão beneficiar o conjunto da sociedade, essa situação não diminui o drama das famílias e de cada pessoa atingida, que deve ser tratado com a atenção merecida.

O Brasil foi o único país do mundo que assistiu não só a um tremendo esforço interno para boicotar a Copa, mas também a profecia de que, "caso ela se realizasse, seria um fracasso inevitável". Imagine que, entre outras coisas, se dizia que "o fiasco de público seria tão grande que, a exemplo do que ocorreu na África do Sul, era possível que os portões dos estádios fossem abertos para evitar o vexame das arquibancadas vazias".

Nos últimos dias, houve quem tentasse assustar os brasileiros com o fantasma de uma "noite de violências após a partida final".

A Copa não mostrou um país sem problemas, portanto. Mas mostrou uma nação que não desiste de progredir. Essa é a vitória que 200 milhões de brasileiros têm direito a comemorar."


FONTE: escrito por Paulo Moreira Leite, diretor da Sucursal da revista ISTOÉ em Brasília. É autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa".  (http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/colunista/48_PAULO+MOREIRA+LEITE).

10 comentários:

Unknown disse...

Com obras atrasdadas,com viadutos esmagando trabalhadores,mas fizeram,ao estilo brasileiro,empurrando com a barriga,com corrupçao,com mafia de ingressos! Psrabéns!

Unknown disse...

Ao Giovane,
Parabéns por ter captado a incompreensão típica da direita, que mistura os próprios defeitos para tentar rotulá-los em outros. Detalhes: os acidentes referidos ocorreram em administrações da oposição (viaduto monotrilho em SP e viário de BH). As obras estão sendo feitas para atender as necessidades brasileiras. As que ficaram prontas já atenderam bem à Copa. Ótimo. A citada corrupção da máfia dos ingressos está atingindo a internacional Fifa. Foi interrompida graças à nossa PF, que conseguiu fazer o que polícias do 1º mundo não haviam conseguido.
Maria Tereza

Unknown disse...

As obras eram pra copa,pra mim pouco importa qual era o partido,e pra familia da moça tb não!

Unknown disse...

Gostaria que vc se provasse imparcial e pelo menos uma vez só,postasse uam crítica ao governo.Vc nao consegue achar nada de ruim ou está sendo paga?

Unknown disse...

Ao Giovane,
Este é um blog. Não tem obrigação de ser imparcial. As TV, concessão pública, devem legalmente ser imparciais e não o são. Se constatei que a experiência de governos demotucanos foi trágica para o Brasil, expresso isso sempre que julgo pertinente e oportuno. Assim como você me pergunta, também lhe questiono se você está sendo pago para achar tudo ruim nos governos Lula e Dilma.
Além disso, se o seu nível de comentários já está baixando assim, peço que não comente mais neste blog. Não lhe darei mais a atenção que lhe tenho dispensado.
Maria Tereza

Unknown disse...

Claro que vc nao quer,a ditadura petista só aceita elogios! Eu mesmo falei anteriormente dos avanços do governo,e naõ acho tudo ruim,mas se eu nao reclamar do q está ruim nada melhora! E que bom que vc assume que naço é imparcial,vou deixar de seguir esse blog pago pelo governo pra ficar fazendo propaganda!

Unknown disse...

Claro que vc nao quer,a ditadura petista só aceita elogios! Eu mesmo falei anteriormente dos avanços do governo,e naõ acho tudo ruim,mas se eu nao reclamar do q está ruim nada melhora! E que bom que vc assume que naço é imparcial,vou deixar de seguir esse blog pago pelo governo pra ficar fazendo propaganda!

Unknown disse...

O 7x1 na derrota do Brasil

Escutei dizer, que por detrás da escandalosa, vergonhosa e jamais imaginada derrota do Brasil para a Alemanha, de 7x1, estariam os dirigentes da turma de preto (oriundos dos antigos serviços de informação da ditadura militar, SNI, CENIMAR e outros), responsáveis pelas gigantescas badernas de rua iniciadas em 2013, com inacreditáveis destruições, incontáveis incêndios de ônibus, viaturas e carros, destruições de agências bancárias e concessionárias de veículos, assaltos a lojas, e outras mais.
Os dirigentes da turma de preto, furiosos com Dilma/PT por conta da instalação da Comissão da Verdade tentando esclarecer os crimes cometidos pela ditadura militar, de torturas, assassinatos, sequestros, desaparecimentos, terrorismos, e outros mais, decidiram inviabilizar a reeleição de Dilma/PT para presidente da República. A qualquer custo. Inclusive, tentando sabotar a economia do Brasil, espalhando pânicos, inseguranças e desordens pelas grandes cidades sob o manto da “manifestação pública”.

Nesse projeto de inviabilizar a reeleição de Dilma/PT, teriam armado a surpreendente derrota do Brasil de 7x1 para que ela não contabilizasse frutos algum da quase certa vitória da seleção do Brasil. De quebra, acreditam transferir mais votos para a oposição em cima do revoltante 7x1.

O esquema de barrar a vitória do Brasil foi desencadeado após nossa seleção chegar à semifinal derrotando a forte seleção do Chile, demonstrando toda a possibilidade de ganhar a Copa do Mundo, contando com a força da torcida brasileira.

Essa história faz sentido. De outro modo, como justificar o súbito vergonhoso desempenho de nossa seleção, totalmente irreconhecível no jogo com a Alemanha, com nossos jogadores quase que imóveis frentes a muito tranquila e desenvolta jogadas dos alemães. O nosso goleiro, Júlio Cesar, que foi capaz de pegar dois pênaltis contra o Chile, ficou congelado e imóvel, contemplando as seguidas bolas entrando em nosso gol, uma trás da outra. O nosso corpo técnico, imóvel, fora de padrões, sem providências alguma diante do desastre anunciado. Tudo muito estranho.

Quanto à motivação do muito baixo e injustificável desempenho de nossos jogadores, em geral, seria por ordens recebidas, ameaças, e ou, muita grana. Repete-se a triste e vergonhosa forte suspeita da venda da Copa do Mundo para a França em 1998, desta vez, por outras razões. Razões da turma de preto da ditadura militar.

Sem saber que a porteira estava aberta, sem guarda nem defesa, os alemães foram metendo gol, um atrás do outro - sem entender nada. Só não foram adiante com a goleada por conta de conselhos no vestiário para não humilhar muito o Brasil. Sob mesmo esquema, repetiu-se a goleada da Holanda sobre o Brasil, de 3x0. Tinham que manter o mesmo esquema de porteira aberta para não escancarar, ainda mais, a já escancarada derrota 7x1. Ou seja, caso deixassem a nossa seleção livre para jogar, poderíamos termos ganho da Holanda. Aí, como explicar o 7x1?

Quanto à retirada do jogador Neymar dessa traição a Pátria, existem algumas hipóteses. Uma delas, que os patrocinadores, preocupados com possíveis danos, na bilionária e muito rendosa propaganda Neymar, teriam exigido a retirada do menino dessa sujeira. Vai daí, o estranho incidente de campo para retirá-lo da derrota engendrada.

Quanto a recente choradeira de alguns jogadores, possivelmente, teria sido por conta da traição que iriam cometer. Antecipado remorso.

Conduzido pelas elites através da poderosa força da grande mídia “livre”, o povão é sempre enganado. Faz parte do sistema capitalista. Entretanto, o povo não é idiota, nem maluco, ao ponto de não perceber nada sobre uma jamais imaginada goleada de 7x1. Acorda, Brasil.

Unknown disse...

hahahahaah aí são 2 opções,ou é um retardado mental completo,ou está mamando nas tetas do PT e não quer peder a boquinha!

Unknown disse...

Sim a Copa foi feita, depois de anos, lutando contra derrotistas, colonizados, estes também vítima daqueles que ganham para lhes incutir o complexo de vira-lata.
Joseph Blatter ontem deu uma lição numa repórter tupiniquim, quando ela falou em corrupção, este disse: vc tem de provar! Grosso e arrogante o suficiente p calar a repórter instrumentada.
Os vira-latas que viram devem ter adorado a postura do Blatter sem perceber que na essência ele estava a evidenciar o maior problema da democracia brasileira atual: a leviandade, irresponsabilidade da chamada imprensa brasileira, que de brasileira nada tem.
E que o governo ñ enfrenta por covardia.