quarta-feira, 1 de julho de 2015

PARLAMENTARES "BRASILEIROS" (?) AGENTES DAS MULTINACIONAIS DO PETRÓLEO E DO SISTEMA FINANCEIRO




Fecha-se o cerco à Petrobras


"A fragilidade da base de sustentação do governo no Congresso coloca em risco a soberania nacional e o futuro da Petrobrás. Aproveitando-se do impacto da Operação Lava Jato na situação financeira da empresa, parlamentares notadamente defensores de empresas e interesses externos apresentam projetos de lei que alteram a Lei 13251/2010, que estabelece a Petrobrás como operadora única do pré-sal, com participação mínima de 30%. No Senado, tramita em regime de urgência projeto do senador José Serra (PSDB-SP). E na Câmara, dois projetos na mesma linha, dos deputados Jutahy Jr. (PSDB-BA) e Domingos Sávio (PSDB-MG).

Em contraposição a esses projetos oportunistas e entreguistas foi criada a "Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobrás", que reúne 199 deputados e 41 senadores. A AEPET tem participado ativamente das atividades da Frente, fornecendo subsídios técnicos e informações relevantes – como o documento “As 14 principais razões porque a Petrobrás dever ser a operadora única do pré-sal” (ler neste blog em http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2015/06/14-razoes-de-petrobras-ser-operadora.html ).

O presidente da AEPET, Felipe Coutinho, afirma que o açodamento da discussão no Congresso é uma clara tentativa de se impedir o debate democrátivo. Para ele, num momento em que a Petrobrás dá claros sinais de recuperação financeira e bate recorde sobre recorde de produção no pré-sal, não existe urgência em se discutir mudanças na Lei da Partilha.

Os campos em operação e em desenvolvimento são suficientes para atender e desenvolver o mercado interno. Logo, não há urgência em se alterar a legislação que só seria válida para novos leilões. Essa pauta atende ao interesse das multinacionais do petróleo e do sistema financeiro”, afirma Coutinho.

O vice-presidente da Associação, Fernando Siqueira, que também faz parte do "Movimento em Defesa da Petrobrás" (Modepe), tem ido frequentemente à Brasília apresentar aos parlamentares as teses de defesa.

Embora o número de parlamentares da Frente seja grande, Siqueira mostra-se preocupado com defecções de última hora e alerta:

É preciso atenção dioturna de todos aqueles que acreditam na capacidade da Petrobrás e nas imensas possibilidade que o pré-sal traz para o país”, conclui Siqueira.

Além de retirar a obrigatoriedade e o percentual mínimo da Petrobrás na operação do pré-sal, esses parlamentares também querem atingir a política de conteúdo nacional, importante instrumento de alavancagem da indústria brasileira, com enorme potencial de criação de empregos.

Junta-se ao oportunismo das propostas a visão imediatista que alguns políticos têm, como o governador do Rio de Janeiro, Luiz Carlos Pezão, que também passou a questionar a capacidade da Petrobrás como operadora única do pré-sal. Parece esquecer-se que o alto grau de crescimento do Estado nos últimos 10 anos é reflexo, em grande parte, dos desdobramentos da descoberta e exploração do pré-sal pela Petrobrás. "

FONTE: escrito por Alex Prado e publicado no "Jornal GGN" (http://jornalggn.com.br/blog/alex-prado/fecha-se-o-cerco-a-petrobras-por-alex-prado).

Nenhum comentário: