quinta-feira, 23 de julho de 2015

PF TERÁ QUE EXPLICAR POR QUE BLINDOU SERRA NA LAVA JATO




PF TERÁ QUE EXPLICAR POR QUE BLINDOU SERRA NO CÓDIGO ODEBRECHT

"Numa das mensagens do celular de Marcelo Odebrecht, havia a expressão "Adiantar 15 p/JS"; ao interpretar o "Código Odebrecht", a Polícia Federal identificou JS como o ex-governador e senador José Serra (PSDB-SP), mas cobriu seu nome com tarja preta. No entanto, em relação a outros nomes que também contam com foro privilegiado, como o governador Geraldo Alckmin e o vice-presidente Michel Temer, também citados, mas sem referência a pagamentos, não houve o mesmo cuidado.

Do "Paraná 247"

A superintendência da Polícia Federal do Paraná terá que explicar por que cobriu com tarjas pretas o nome do senador José Serra (PSDB-SP) no relatório do "Código Odebrecht" (sobre as mensagens interceptadas no celular do empresário Marcelo Odebrecht), que foi vazado ontem para a imprensa.

Numa das mensagens do celular de Marcelo Odebrecht, havia a expressão "Adiantar 15 p/JS" (leia mais aqui).

Ao interpretar o "Código Odebrecht", a Polícia Federal identificou JS como o ex-governador e senador José Serra (PSDB-SP), mas cobriu seu nome com tarja preta.

No entanto, em relação a outros nomes que também contam com foro privilegiado, como o governador Geraldo Alckmin e o vice-presidente Michel Temer, também citados mas sem referência a pagamentos, não houve o mesmo cuidado.

As explicações deveriam ser dadas na quarta-feira 22. Também foram cobertos nomes de outros políticos, como José Eduardo Cardozo e Fernando Pimentel, mas apenas na menção a Serra havia uma referência a eventual pagamento.

Em nota, a assessoria do senador José Serra disse que ele "não tem a menor ideia do se trata".

FONTE: do "Paraná 247" transcrito no portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/189860/PF-ter%C3%A1-que-explicar-por-que-blindou-Serra-no-C%C3%B3digo-Odebrecht.htm).

COMPLEMENTAÇÃO

Do portal "Conversa Afiada"

Nassif encontra o 'Cerra' inteirinho na Lava Jato !

Vamos ver agora o dos chapéus defender a Lava Jato …



Saiu no "Jornal GGN", de Luis Nassif:




Do "Jornal GGN"

"Dica do leitor André Nunes, pelo Twitter, permitiu identificar nomes escondidos por tarja preta, no relatório da Polícia Federal sobre as anotações encontradas no telefone de Marcelo Odebrecht.

Algumas iniciais eram facilmente identificáveis, como FP (Fernando Pimentel), JEC (José Eduardo Cardozo) ou GA (Geraldo Alckmin).

A mais polêmica, no entanto, foi a de JS.

Seguindo as instruções do twitteiro, no entanto, bastou copiar a tarja (CTRL C) e colar (CTCRL V) para aparecer o nome por trás da tarja.



Copiando e colando aparece o seguinte texto:

Identificação de Jose Serra (JS) o telefone da secretária (11) 3087.1450 está registrado em nome de Jose Serra, o endereço da Joaquim Antunes, possui telefone (11) 2157.2104 registrado em nome de Jose Serra”.

Constavam da agenda de Marcelo telefones e endereço do escritório particular de Serra.

Não foi possível aplicar o mesmo método no retângulo coberto pela tarja.

A sigla JS aparece em outro trecho do relatório:



Novamente aparece o nome José Serra debaixo da tarja.

As menções a Serra, André Esteves (dono do BTG Pactual), a revista "Veja" e as siglas RA e EA (possivelmente Reinaldo Azevedo e Eurípides Alcântara), e Blairo Maggi, Michel Temer, Fernando Pimentel, entre outros, permitem supor uma estratégia similar ao relatório Bisol, na CPI das Empreiteiras.

Na época, Bisol e Aluizio Mercadnte tiveram acesso a dez caixas de documentos da Odebrecht. Acabaram se enrolando na apuração e relacionando organograma da diretoria com estruturas de corrupção. De qualquer modo, a expectativa de existência de centenas de nomes inibiu os trabalhos da CPI e a própria cobertura da mídia.

"Veja" não foi a única publicação visitada por executivos da Odebrecht após o estouro da "Lava Jato".

Há dúvidas também em relação às iniciais GM, em trecho relacionado com tributos. Pode ser Guido Mantega, conforme apontado no relatório. Mas também são as iniciais do Ministro Gilmar Mendes, do STF.

De qualquer modo, o impacto do relatório, ao menos no primeiro dia deixou a mídia sem ação. Sequer houve a exploração às menções do ex-presidente Lula no relatório da PF.

O dos chapéus é o campeão panamericano da prova “bater na Dilma”, segundo o Manchetômetro.

Por isso, se tornou o campeão na prova de revezamento – com o Ataulpho (ver no ABC do C Af) – em defesa da Lava Jato.

Até agora…

Vamos ver o dos chapéus defender a Lava Jato, agora que o 'Cerra' foi apanhado – tava demorando ! – com a boca na botija!

O 'Cerra', como se sabe, dedica ao dos chapéus um privilégio: é a única pessoa a quem o 'Cerra' dá ouvidos.

Eles trocam receitas de veneno de madrugada, porque não dormem.

Sobre a relação de 'Cerra' com seu suposto patrono, o FHC, encontrará no livro “O Quarto Poder – uma outra historia”, que o ansioso blogueiro [Paulo Henrique Amorim] lança em breve.

Sobre o campeão do pentatlo de pedaladas panamericanas, o FHC, veja as duas entrevistas do Ciro Gomes. E aqui, quando diz que pode vir a ser candidato a Presidente em 2018.

P.S. “Finalmente, a PF vai achar o diploma do 'Cerra' !” (Especialista em buscas e apreensões)" [Nota sobre o mistério de até hoje não ter sido descoberto, muito menos apresentado, nenhum diploma de José Serra, a não ser o do curso secundário. Não é conhecido nenhum indício sobre as suas muito alegadas formaturas em engenharia, economia, mestrados e doutorados etc].

FONTE da complementação: escrito pelo jornalista Paulo Henrique Amorim em seu portal "Conversa Afiada"   (http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2015/07/22/nassif-encontra-o-cerra-inteirinho-na-lava-jato/). [Trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: