sexta-feira, 31 de julho de 2015

MAIS UM NAVIO FEITO NO BRASIL ENTREGUE ONTEM À PETROBRAS




Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras


Transpetro coloca em operação o primeiro navio gaseiro do Promef

"O navio 'Oscar Niemeyer' foi entregue à Transpetro na quinta-feira (30/07), após cerimônia no Estaleiro 'Vard Promar', em Niterói, no Rio de Janeiro. Essa é a 11ª embarcação do "Programa de Modernização e Expansão da Frota" (Promef) a entrar em operação, sendo a primeira da série de gaseiros. A viagem inaugural do navio será para Barra do Riacho (ES), onde fará sua primeira operação de carregamento.

A entrega do gaseiro representa um momento importante para a indústria naval fluminense: é o primeiro gaseiro do Sistema Petrobras construído no Brasil e também o primeiro construído no estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, no estaleiro "Vard Promar", há cinco embarcações do Promef em construção, das quais três se encontram no estágio de acabamento. Os gaseiros são destinados ao transporte de gás liquefeito de petróleo.

Além do "Oscar Niemeyer", os outros navios do Promef que já estão operando são: os suezmax "André Rebouças", "Henrique Dias", "Dragão do Mar", "Zumbi dos Palmares" e "João Cândido"; o panamax "Anita Garibaldi" e os navios de produtos "José Alencar", "Rômulo Almeida", "Sérgio Buarque de Holanda" e "Celso Furtado".

Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer é considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna. Visionário e nacionalista, acreditou em projetos que mudaram a cara de cidades e até mesmo do Brasil, como a construção de Brasília, na virada da década de 50 para a de 60. Identificada pelas curvas que a caracterizam e pelas formas abstratas, a sua arquitetura está presente em diversos países.

Ficha técnica do navio Oscar Niemeyer:

Tipo: Gaseiro
Capacidade de transporte: 7 mil metros cúbicos
Comprimento total: 117,63 metros
Largura: 19,20 metros
Altura: 34,0 metros
Calado: 5,80 metros
Pontal (distância entre o fundo e o convés): 8,60 metros
Velocidade: 15,0 nós
Autonomia: 11.000 mil milhas náuticas
Número de tanques: 2 (dois)

FONTE: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras  (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/transpetro-coloca-em-operacao-o-primeiro-navio-gaseiro-do-promef.htm)

Nenhum comentário: