sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

"AVE RENAN"




Ave Renan

Por Alex Solnik, jornalista


"Em discurso pronunciado no Olimpo, onde mora, cercado de ninfas (não confundir com ninfetas), um tribuno de escol, ao abordar a crise no Império Romano parecia até que estava falando do Brasil:

"Amigos, romanos, cidadãos, deem-me seus ouvidos. Muitos amigos perguntam: por que essa cizânia no PMDB? Por que Cunha e Temer apoiam o impeachment e Renan não? Será que Renan não tem apetite pelo poder? Desconhece ser essa a grande chance de o PMDB tomar a presidência com apenas 342 votos de 513 deputados?

Vou-lhes dizer o que penso. Lembrai-vos bem, faz apenas um ano - que é um milésimo de segundo na história - as eleições alçaram ao poder a aliança PT, na cabeça de chapa e o PMDB na vice-presidência, abençoada pelos deuses da democracia.


Lembrai-vos? Temer subiu a rampa naquele dia ensolarado e sem uma nuvem no céu ao lado de Dilma, sob aplausos insistentes de Cunha e de Renan. A presidente eleita pelo PT; Temer, Cunha e Renan pelo PMDB. Tiraram fotos sorridentes juntos.


Sucedeu, então, o inesperado. No dia seguinte aos sorrisos, o céu encrespou, Cunha cerrou os dentes, convocou sua tropa, declarou guerra ao governo porque não o apoiou para presidente da Câmara. A falta de apoio transmutou em vingança e em guerra de extermínio sem tréguas.


Todos os seus passos, cidadãos romanos, foram calculados a partir de então para infligirem derrotas ao governo e, portanto, ao país. E nessa tarefa ele se esmerou e se tornou incansável. Ele e a sua matilha de novos aliados. Não os aliados que levaram seu partido ao poder. A arma mais mortífera, no entanto, chamada impeachment, ele guardava para um momento especial.


E nesse momento, amigos, Temer aderiu à sua ideia, ao seu golpe, ao seu plano de assalto ao poder. Juntos, seriam invencíveis. Como Batman e Robin. Como Pinky e o Cérebro.


Mas, faltava alguém... faltava o terceiro homem forte do PMDB, onde estria ele? Por que não cerrava fileiras com Cunha e Renan e colocava o governo de joelhos de uma vez? Teria traído seus amigos?

Pobres romanos, vós não entendeis Renan! Vós atolastes no passado e pensais que Renan é aquele que as manchetes tanto anunciaram em situações adversas, recusai-vos a aceitar que seres humanos podem mudar e de fato mudam. E então cobris Renan de injúrias.

Então eu vos digo: Renan não cerrou fileiras com Cunha e Temer porque não traiu a aliança com a presidente e com o PT a quem devia mais lealdade que aos seus amigos traidores.

Amigos, romanos: se a nossa nação não foi completamente humilhada agradeçam a Renan. Com Renan no Senado, o impeachment não passará. E em não passando o impeachment a paz voltará a reinar entre nós."


FONTE: escrito por Alex Solnik, jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão", "O domador de sonhos" e "Dragonfly" (lançamento janeiro 2016). Artigo publicado no portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/blog/alex_solnik/210786/Ave-Renan.htm).

Nenhum comentário: