segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

POR QUE A GLOBO E O PSDB DIZEM QUE O PRÉ-SAL É INÚTIL?




QUEM DESDENHA O PRÉ-SAL QUER VENDER. BARATINHO, QUASE DOADO...

"O jornalista Fernando Brito, editor do "Tijolaço", lembrou Monteiro Lobato, para criticar o editorial do "Globo", de domingo, que classifica o pré-sal como 'patrimônio inútil'. "Em seu 'O Poço do Visconde' deu o nome de 'caxambueiros' aos que descriam de nossa capacidade de explorar petróleo. E conta que o povo pegou esses marotos e 'os fez passear pela cidade com caraças de burro na cabeça — e no fim da passeata os jogou na lama dos mangues para serem comidos pelos sururus'”, lembra o jornalista."

Por FERNANDO BRITO, editor do "Tijolaço" 

Sábado à tarde, postei aqui algumas reflexões sobre a crise provocada pelos preços do petróleo e a advertência de que havia gente “se aproveitando disso para ver se convence os trouxas de que o petróleo não é mais o “ouro negro” e consegue que o entreguemos de mão-beijada”.

Não deu tempo nem de esfriar: O "Globo" sai domingo com um editorial dizendo que “o pré-sal pode ser um patrimônio inútil”.

Com o petróleo barato e os altos custos da extração no pré-sal (uma mentira, que tenta confundir o volume de investimento – alto – com o custo de produção, baixo, pela quantidade de petróleo que gera, com médias [por poço] perto de 30 mil barris diários) para concluir que “foi erro crasso do lulopetismo, movido a ideologia, suspender por cinco anos os leilões, a fim de instituir o modelo de partilha no pré-sal, com alta intervenção do Estado”.

Perdemos, porque deixamos de atrair, bilhões de dólares, dizem.

Das duas, uma: ou "O Globo" nos crê burros por não entregarmos por uns poucos bilhões aquilo que vale trilhões ou crê que as multinacionais do petróleo são mais asininas ainda, porque pagariam bilhões por um “patrimônio inútil”.

Não há nada de novo entre os vendilhões do Brasil.

Há dois anos, postei e posto de novo o que imaginava Monteiro Lobato, nos anos 40, quando teimavam em dizer que o Brasil não tinha petróleo e ele se dedicava, à falta de muitos adultos que o acreditassem, explicar para as crianças o que seria do Brasil quando esses facínoras forem, afinal, desmascarados.

Em seu “O Poço do Visconde” deu o nome de “caxambueiros ” aos que descriam de nossa capacidade de explorar petróleo. E conta que o povo pegou esses marotos e “os fez passear pela cidade com caraças de burro na cabeça — e no fim da passeata os jogou na lama dos mangues para serem comidos pelos sururus”.

Que me perdoem os “politicamente corretos”, mas ainda é pouco para quem vende a sua pátria."


FONTE: escrito por FERNANDO BRITO, editor do blog  "Tijolaço".   Transcrito no portal "Brasil 247"    (https://www.brasil247.com/pt/247/economia/210405/Pr%C3%A9-Sal-quem-desdenha-quer-vender-Baratinho-quase-doado%E2%80%A6.htm).

Nenhum comentário: