quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

TESOURO FALA DA DÍVIDA PÚBLICA, MAS POR QUE NÃO CITA AS RESERVAS INTERNACIONAIS?




Tesouro fala da dívida pública, mas não cita reservas internacionais

Por MAURO SANTAYANNA, jornalista, tendo ocupado cargos de destaque nos principais órgãos de imprensa brasileiros

"O Tesouro anuncia, a Agência Brasil copia, e a imprensa espalha estrondosamente aos quatro ventos, que a dívida pública chegou a 2,716 trilhões em Novembro, aumentando pouco mais de 2% com relação ao Outubro.

Mas nem o Tesouro, nem a Agência Brasil, nem o Governo, explicam que o Brasil tem quase 370 bilhões de dólares em reservas internacionais, ou o equivalente a 1,45 trilhões de reais, em dólares, guardados.

Se esse dado - assim como o relacionado à dívida líquida pública, de aproximadamente 35% do PIB - não é considerado relevante para o Palácio do Planalto, mesmo assim deveria ser divulgado, porque implica fortemente na real situação do país e nas expectativas econômicas e de investimento.

Como brasileiros, pregando no deserto pela milionésima vez, seria o caso de nos perguntarmos: o governo federal tem vergonha das reservas internacionais do país, e da condição do Brasil de terceiro maior credor internacional externo dos EUA, ou é só - para não usar outra palavra mais forte - incompetência estratégica mesmo?"

FONTE: escrito por MAURO SANTAYANNA, jornalista, tendo ocupado cargos de destaque nos principais órgãos de imprensa brasileiros. Artigo publicado no portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/colunistas/maurosantayanna/210724/Tesouro-fala-da-d%C3%ADvida-p%C3%BAblica-mas-n%C3%A3o-cita-reservas-internacionais.htm).

Nenhum comentário: