Tesouro fala da dívida pública, mas não cita reservas internacionais
Por MAURO SANTAYANNA, jornalista, tendo ocupado cargos de destaque nos principais órgãos de imprensa brasileiros
"O Tesouro anuncia, a Agência Brasil copia, e a imprensa espalha estrondosamente aos quatro ventos, que a dívida pública chegou a 2,716 trilhões em Novembro, aumentando pouco mais de 2% com relação ao Outubro.
Mas nem o Tesouro, nem a Agência Brasil, nem o Governo, explicam que o Brasil tem quase 370 bilhões de dólares em reservas internacionais, ou o equivalente a 1,45 trilhões de reais, em dólares, guardados.
Se esse dado - assim como o relacionado à dívida líquida pública, de aproximadamente 35% do PIB - não é considerado relevante para o Palácio do Planalto, mesmo assim deveria ser divulgado, porque implica fortemente na real situação do país e nas expectativas econômicas e de investimento.
Como brasileiros, pregando no deserto pela milionésima vez, seria o caso de nos perguntarmos: o governo federal tem vergonha das reservas internacionais do país, e da condição do Brasil de terceiro maior credor internacional externo dos EUA, ou é só - para não usar outra palavra mais forte - incompetência estratégica mesmo?"
FONTE: escrito por MAURO SANTAYANNA, jornalista, tendo ocupado cargos de destaque nos principais órgãos de imprensa brasileiros. Artigo publicado no portal "Brasil 247" (http://www.brasil247.com/pt/colunistas/maurosantayanna/210724/Tesouro-fala-da-d%C3%ADvida-p%C3%BAblica-mas-n%C3%A3o-cita-reservas-internacionais.htm).
Nenhum comentário:
Postar um comentário