sexta-feira, 7 de março de 2008

O FUTURO DAS RELAÇÕES EUA vs CUBA

O QUE MUDARÁ APÓS AS ELEIÇÕES NOS EUA E APÓS A ERA FIDEL CASTRO?

O jornal francês “Le Monde Diplomatique” de hoje, em artigo de Luís Fiori, resume bem essa prospectiva:

“PÓS-FIDEL

CUBA E EUA, APROXIMAÇÃO IMPROVÁVEL

Desde 1819, os EUA desejam Cuba. Tal obsessão permanente não autoriza grandes ilusões de mudanças nas relações entre os dois países. Para Washington, a ilha lhes pertence. E esta não tem como abrir mão do poder que acumulou, a partir de sua posição defensiva e resistência vitoriosa.”

2 comentários:

Unknown disse...

sugiro a leitura de EMPIRE, do escritor gore vidal, que descreve bem um episodio da provocacao imperialista norte-americana (melhor dizendo, estadounidense, afinal mexico e canada me parecem mais respeitadores de bons costumes de convivencia) para invadir cuba.
bom lembrar tambem que os eua negocia(ra?)m com o paraguai a construcao de base militar ao lado do muro de nossa casa...
faz bem o Brasil em ao menos tentar com os vizinhos um minimo de articulacao para se ter uma chance de um projeto nacional com a independencia possivel, longe do agachamento desejado por certa elite mervalista que grassa nessa "grande" imprensa...

Unknown disse...

Prezada Katia,
Bem colocadas as suas opiniões. Ainda não li Empire, de Gore Vidal. Vou procurar lê-lo. Acredito, e espero, que o atual MRE esteja na direção que você aponta.
Maria Tereza