sábado, 12 de abril de 2008

ASSESSORAMENTO GRATUITO À TV GLOBO, À TV BAND E AOS JORNAIS BRASILEIROS

Fiquei intrigado com a surpreendente incapacidade da nossa grande mídia.

Ela não conseguiu, até hoje, descobrir quais são os partidos aos quais pertencem os prefeitos detidos sob suspeita de desvio ilegal de recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), que é repassado pela União. O prejuízo aos cofres públicos foi estimado em R$ 200 milhões.

A notícia de hoje é que o TRF (Tribunal Regional Federal) determinou, na noite de ontem, sexta-feira, a soltura dos envolvidos na Operação Pasárgada, que levou à prisão, na última quarta-feira, de mais de 50 pessoas em MG, na BA e no DF, incluindo prefeitos, procuradores, advogados, um gerente da CEF e um juiz federal de Belo Horizonte.

O que me deixou preocupado foi uma flagrante falha dos nossos meios de divulgação. Todos os noticiários das TV e reportagens dos jornais mencionam somente “17 prefeitos” presos, sem informar os seus partidos.

A apresentadora do “Jornal Nacional” da TV Globo, Fátima Bernardes, ao final da reportagem de quinta-feira, explicou aos telespectadores que, como existem milhares de prefeitos no Brasil, e alguns mudam de partido após assumir o mandato, a TV Globo não conseguiu a informação sobre os partidos aos quais pertencem os prefeitos presos.

Ontem, as TVs e jornais somente descobriram o partido de um deles, o prefeito de Juiz de Fora, Carlos Alberto Bejani, do PTB.

Hoje, alguns meios de comunicação já informaram o partido de mais um: o prefeito de Divinópolis, Demetrius Pereira (PSC).

Obter essa informação seria uma tarefa assim tão difícil até para a poderosíssima TV GLOBO? Ou será porque boa parte dos envolvidos pertence aos partidos da oposição?

Convencido das minhas capacitações de internauta iniciante, utilizei o “google” para pesquisar.

Sou bom mesmo! Já nas primeiras leituras, descobri que há muitos prefeitos do PSDB e DEM presos naquela operação (“Pasárgada”) por envolvimento naquela corrupção.

Cito alguns deles:

José Eustáquio Ribeiro Pinto (DEM), de Cachoeira da Prata (MG); Ademar José da Silva (PSDB), de Vespasiano (MG); Edson Said Rezende (DEM), de Ervália (MG); Walter Tanure Filho (DEM), de Medina (MG); José Eduardo Peixoto (PSDB), de Salto da Divisa (MG); Ualter Luis Santiago (DEM), de Divisa Alegre (MG); Paulo Ernesto Pessanha da Silva (DEM), de Itabela (BA).

Parei de pesquisar, eufórico por constatar que em dois minutos consegui informações que as grandes TVs e jornais do Brasil, com muitas centenas de jornalistas bem pagos, até hoje não haviam conseguido.

Ofereço meus préstimos para assessorar gratuitamente a grande imprensa brasileira em situações como essa.

Nenhum comentário: