quinta-feira, 10 de abril de 2008

PRESIDENTE LULA NA HOLANDA "COM UM ANJO NOS OMBROS"

O portal UOL Últimas Notícias publicou hoje a reportagem do jornal inglês BBC (Brasil), o qual comenta o artigo do jornal holandês “De Telegraaf” sobre o Presidente Lula e sua passagem por Amsterdam.

Vejamos o texto da BBC:

“LULA ‘TEM ANJO OLHANDO POR ELE’, DIZ JORNAL HOLANDÊS
(De Pablo Uchoa, enviado especial da BBC Brasil a Haia)

"No dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia oficialmente sua visita à Holanda, o principal jornal do país, o "De Telegraaf", dá as boas-vindas afirmando que o brasileiro tem "um anjo" olhando por ele.

No longo artigo, publicado na seção financeira do "Telegraaf", o jornalista lista os episódios positivos que têm marcado a trajetória de Lula como pessoa e como presidente, desde a vida humilde em Pernambuco até os bons ventos econômicos que têm impulsionado a economia brasileira.

"Às vezes, parece que o filho de agricultores tem um anjo aos ombros", diz o jornal.
O presidente iniciou, nesta quinta-feira, visita à Holanda, a primeira escala de um giro que incluirá também a República Tcheca.

O primeiro compromisso do dia foi uma cerimônia formal de recepção oferecida pela rainha Beatrix, no Palácio Noordeinde. Lula vistoriou as tropas ao lado da rainha.
Do lado de fora, um pequeno grupo de cerca de dez pessoas, entre brasileiros e holandeses, acompanhou o evento.

"Tenho uma namorada no Brasil, em breve ela vem para a Holanda", disse em português o holandês Tom Boon. Ao lado dele, a faxineira vibrava com a participação do filho, soldado, um dos responsáveis pela segurança do evento.

Já a brasileira Andréa Reis contou ter vindo de uma cidade vizinha para ver o presidente brasileiro, ao lado da amiga Eunice Vieira, moradora de Haia.
"Quer dizer que o Lula vai para o Parlamento depois? Vamos para lá!", disseram as amigas.

Compromissos econômicos

Depois dos compromissos protocolares -Lula se encontra ainda com o primeiro-ministro, Jan Peter Balkenende, e com os presidentes das Câmaras alta e baixa do país-, a agenda prosseguirá com um encontro de empresários, em Amsterdã.

O Itamaraty e os próprios ministros têm ressaltado que o objetivo desta viagem é angariar investimentos para recursos de infra-estrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sobretudo na área de portos, em que os Países Baixos demonstram excelência.

"Queremos seu conhecimento e seu capital", confirmou o presidente, na entrevista ao "Telegraaf", que assim sintetizou em seu título: "O presidente brasileiro precisa dos Países Baixos".

Na sexta-feira, Lula dá continuação à sua agenda de encontros protocolares e econômicos. Ele embarca à noite para a capital tcheca, Praga, na primeira visita oficial de um chefe de Estado brasileiro desde que o país se separou da Eslováquia, em 1993.

Os tchecos presidirão a União Européia a partir de janeiro de 2009, e a aproximação poderia facilitar o diálogo no contexto de negociações entre o Mercosul e o bloco europeu para um acordo de livre comércio.

Como parte da programação em Praga, o presidente Lula visitará a Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, onde, em setembro de 2007, foi a realizada uma cerimônia de entronização perpétua de réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em um altar adjacente à famosa imagem do Menino Jesus de Praga.”

Nenhum comentário: