quinta-feira, 8 de abril de 2010
MANTEGA: O FUTURO FINALMENTE CHEGOU PARA O BRASIL
"O Brasil é o país do presente, o futuro finalmente chegou
De patinho feio dos países emergentes a uma das nações mais vigorosas e respeitadas do mundo, o Brasil saiu de uma economia estagnada para um crescimento de qualidade, incluindo a população e gerando renda e emprego. O futuro finalmente chegou ao Brasil, afirma Guido Mantega, ministro da Fazenda, no 21º programa da série '7 Anos em 7 Minutos', publicado nesta quarta-feira (7/4) pelo Blog do Planalto.
Essas mudanças importantes foram possíveis porque o Estado deixou o seu papel passivo, que tinha no passado, e passou a estimular o crescimento da economia, a organização da infraestrutura e a melhoria das condições de vida da população brasileira.
Entre os grandes trunfos do Brasil em seu crescimento sustentado nos últimos anos estão a expansão do mercado interno -- um dos que mais crescem no mundo -, o aumento do volume de crédito no País e programas de transferência de renda como o Bolsa Família. Mantega ressalta ainda a importância dos bancos públicos como o BNDES e Caixa Econômica Federal (CEF) no financiamento do crescimento do País, e a implementação de programas de investimento público como o PAC. Todos esses fatores contribuíram para diminuir o impacto da crise econômica mundial no Brasil.
O Brasil de hoje é mais sólido, afirma Mantega, com inflação controlada, investimentos públicos e equilíbrio fiscal. Assim, o crescimento do país poderá continuar nos próximos anos. As perspectivas, afirma, são as melhores.
Em 2010, o Brasil será um dos países do mundo que mais vai crescer, superando Estados Unidos, superando países da União Européia, da América Latina e mesmo vários países asiáticos. A perspectiva é que o Brasil possa continuar crescendo nos próximos anos a taxas elevadas.
Por isso que o Brasil deixou de ser o país do futuro, como se dizia antigamente, mas o futuro nunca chegava. E hoje nós podemos dizer que o Brasil é um país do presente, o futuro finalmente chegou, o sonho de um país forte, importante, com uma população mais bem atendida está se tornando uma realidade."
FONTE: publicado hoje (08/04) no Blog do Planalto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário