quinta-feira, 26 de agosto de 2010

LULA E O COMPLEXO DE VIRA-LATAS DOS QUE SE JULGAM “ELITE” NO BRASIL


Extraído do blog “Tijolaço”, de Brizola Neto:

“Desculpem a demora em postar, mas precisava acabar de editar um trecho do discurso feito por Lula ontem em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Creio que o trecho que selecionei é um dos grandes momentos da história das lutas sociais do povo brasileiro. Curiosamente, foi pronunciado no dia de aniversário da morte de Vargas, o primeiro governante brasileiro que passou a considerar o povo brasileiro personagem de nossa História. O discurso de Lula mostra que, 56 anos depois, o povo brasileiro está às portas de ser, definitiva e irrevogavelmente, protagonista da História brasileira.

Assista o vídeo e divulgue. É uma lição para todos nós, uma fogueira em nossos corações, um desempenar de nossas colunas vertebrais, Um levantar de rosto, confiante, seguro, daqueles que portam uma certeza invencível, uma convicção invulnerável, uma esperança que não se apagará.

Viva o povo brasileiro!” (Brizola Neto)

Trechos do discurso de Lula:

“Uma vez estava almoçando na Folha de S.Paulo e o diretor me perguntou: como é que você quer governar o Brasil se você não fala inglês? [...] E eu disse para ele: alguém já perguntou se o Bill Clinton fala português? Eles achavam que o Bill Clinton não tinha obrigação de falar português. Era eu, o país subalterno, colonizado, que tinha que falar inglês”. Foi isso o que disse Lula ao chegar para o comício em Dourados, cidade governada pelo PDT no Mato Grosso do Sul.

Lula afirmou ainda que irá terminar o mandato “sem precisar ter almoçado em nenhum jornal nem nenhuma televisão”. “Também nunca faltei com o respeito com nenhum deles. Já faltaram comigo. Se dependesse de determinados meios de comunicação, eu teria zero na pesquisa, e não 80% de bom e ótimo como temos nesse país”, completou.

O trecho acima, do G1, mostra como cada vez mais Lula está aproveitando o processo eleitoral para evidenciar como há um conflito político-ideológico entre a vontade popular e a grande imprensa.

Lula, ao falar em Campo Grande, se disse vítima de preconceito no passado, criticando a “ignorância dos que me achavam ‘anarfa’ [analfabeto]“. “Tudo o que aprendi sobre caráter aprendi com minha mãe analfabeta.”

FONTE: escrito por Brizola Neto em seu blog “Tijolaço” (http://www.tijolaco.com/)

Nenhum comentário: