segunda-feira, 30 de agosto de 2010

SERRA AGE COMO “VIVANDEIRA ALVOROÇADA”


TUCANO VAI AOS QUARTÉIS

DE LÍDER ESTUDANTIL A VIVANDEIRA: SERRA AGORA DEU PARA BOLIR COM GRANADEIROS


“Eu os identifico a todos. E são muitos deles, os mesmos que, desde 1930, como vivandeiras alvoroçadas, vêm aos bivaques bolir com os granadeiros e provocar extravagâncias do poder militar”.

A frase acima é de Castelo Branco, o primeiro general-presidente da ditadura instalada em 64. Ele desprezava os civis que viviam a bater na porta dos quartéis a pedir a intervenção militar contra a turma de Vargas e Jango. No fim, Castelo ajudou a dar o golpe, mas seguiu a desprezar as “vivandeiras alvoroçadas”.

Lembrei da frase ao ler que Serra foi ao Clube da Aeronáutica, no Rio, e pediu para falar sem a presença da imprensa. Péssimo sinal. Queria provocar extravagâncias, mas sem testemunhas por perto.

Não adiantou. O portal IG publicou o que Serra teria dito: “o PT criou uma República Sindicalista”, berrou Serra aos militares. [ler a seguir (*)]

O tucano, desesperado e crispado de ódio pela eleição que lhe escapa entre os dedos, apela para o discurso de extrema-direita. É o mesmo linguajar dos golpistas de 64 – que agora transborda da boca de um ex-lider estudantil, cassado pela ditadura.
Serra mudou de lado. Virou uma vivandeira, a bolir com os granadeiros.

(*) Transcrição de “SERRA DIZ QUE PT CRIOU UMA 'REPÚBLICA SINDICALISTA”:

Em encontro com militares no Rio de Janeiro, candidato tucano afirmou ser contra a retomada da discussão da 'Lei da Anistia'

Reportagem de Raphael Gomide, do portal iG, no Rio de Janeiro, em 27/08/2010 (http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/serra+diz+que+pt+criou+uma+republica+sindicalista/n1237763243059.html):


José Serra na reunião no Clube de Aeronáutica, evento proibido aos jornalistas a pedido de Serra (Foto: Agência Estado)

Falando [secretamente, por ele abolida a presença da imprensa] a militares da reserva e reformados, em palestra no Clube da Aeronáutica, no Rio de Janeiro, o candidato tucano José Serra comparou o governo Lula ao de João Goulart, deposto no golpe de 1964, referindo-se a “uma república sindicalista”.

“Em 64, não sei se os senhores já estavam nas Forças Armadas, mas uma grande motivação da derrubada de Jango era a ideia, equivocada, de uma ‘república sindicalista’. Não tinha menor possibilidade, tal a fraqueza (do governo)... Mas eles (PT) fizeram agora uma república sindicalista. Não pelo socialismo, estatismo, mas para curtir”, afirmou ao grupo de cerca de 200 associados dos clubes militares.

Serra era presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) à época e discursou [a favor de ‘república sindicalista’] no comício da Central do Brasil, em 13 de março de 64, considerado um momento-chave para o golpe.

De acordo com Serra, o governo petista tem característica de “ocupação militar”, pelo loteamento de cargos na administração pública. “Quase a totalidade da administração pública está tomada. Na prefeitura de São Paulo também era assim. O PT tem características, sem ironias, de ocupação militar. É um Exército que tem que ser acomodado. Tudo é hierarquizado, loteado”, disse.”


FONTE: publicado no blog “Escrivinhador”, do jornalista Rodrigo Vianna (http://www.rodrigovianna.com.br/) [título colocado por este blog].

Nenhum comentário: