quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PT DE SANTA CATARINA RESPONDE A DEPUTADO DO DEM

A VERDADE VENCERÁ

Sobre a nota assinada pelo líder do DEM na Câmara, deputado catarinense Paulo Bornhausen, intitulada “O Risco Dilma”, o PT de Santa Catarina faz as seguintes observações:

O único risco que a eleição de Dilma representa é tornar a retórica do DEM mais atrasada e confusa. Por consequência, teremos o aprofundamento da democracia e a ampliação das liberdades individuais.

A criação dos Conselhos Estaduais de Comunicação respeita a um interesse da sociedade em debater a comunicação, nunca de limitá-la. O Conselho é formado pela sociedade civil, ou seja, não está submisso a interesses deste ou daquele governo.

A conclusão possível, a partir da análise míope do deputado cujo partido (DEM) defendeu a ditadura – esta sim, supressora de liberdades individuais e inimiga da democracia – é de que Paulo Bornhausen teme a participação da própria sociedade na democracia que diz defender.

A Conferência Nacional de Comunicação foi construída por diversos setores. A delegação de empresários do setor de comunicação – entre eles integrantes da Associação Brasileira dos Radiodifusores e representantes das teles – teve participação tão expressiva nos debates quanto às próprias entidades da sociedade civil. A maior parte das propostas foi debatida, votada e acatada.

O debate sobre a comunicação, em tempos de democracia fortalecida, não leva à supressão da liberdade. Pelo contrário, leva à participação e à opinião construtiva da sociedade sobre este segmento fundamental.

Por outro lado, é importante lembrar que a “liberdade de imprensa” defendida por Paulo Bornhausen e por José Serra é tão relativa quanto a visão de ambos sobre a democracia. A psicanalista Maria Rita Kehl, colaboradora do jornal O Estado de São Paulo, foi demitida depois de opinar sobre as eleições. O site “Falha de São Paulo”, uma sátira bem humorada do jornal paulista, foi retirado do ar, sem explicações, depois de todo tipo de desmando praticado pela Folha de São Paulo. Sem esquecer o ataque e a tentativa de expurgar Heródoto Barbeiro do Programa Roda Viva, da TV Cultura, depois de uma pergunta sobre o preço dos pedágios em SP, dirigida ao candidato José Serra.

Estas situações, para Paulo Bornhausen e para o DEM, são normais e respeitam a democracia. Como a ditadura que a família Bornhausen defendeu também, na sua visão, respeitava a sociedade – mesmo suprimindo sua liberdade.

A eleição de 2010 registra traços muito próximos das eleições de 1989 e 2002. Se analisarmos a conjuntura e os métodos empregados, chegaremos à localização de um sentimento

Em 1989 as elites tinham medo de uma provável vitória de Lula. Afirmavam em alto e bom som “o risco Lula”. Após algumas investidas contra a vida pessoal de nosso candidato, veio a revelação dos sequestradores do empresário Abílio Diniz, executivo do Grupo Pão de Açúcar, sequestrado em 11 de dezembro e libertado cinco dias após – na véspera do pleito, quando a polícia e alguns veículos de comunicação armaram uma cena para incriminar o PT, divulgando massivamente a existência de material da campanha de Lula, plantado no cativeiro do sequestrado. Passadas as eleições, o fato foi desmentido. Porém, o resultado todos nós sabemos.

O medo ressurgiu nas eleições de 2002, virando o mote de direita usado contra nós. Mas, graças à força e a sabedoria do povo, a esperança venceu o medo e elegeu Lula.

Agora, na eleição que se avizinha, o mesmo sentimento vem embutido nas atitudes ardilosas de líderes do PSDB e do DEM, implantando fatos e argumentos mentirosos para enganar a população. Tentam, de forma infantil e covarde, vender a imagem de uma Dilma raivosa, acompanhada de uma militância violenta.

Vamos erguer cada vez mais alto e firme nossa bandeira, e com o sorriso no rosto, garantir a vitória de Dilma. Porque, se em 2002 a esperança venceu o medo, em 2010 a verdade vencerá a mentira e o ódio!”

FONTE: escrito por José Fritsch - Presidente Estadual do PT (SC) e publicado no portal do PT (http://www.pt.org.br/portalpt/noticias/eleicoes-2010-11/pt-de-santa-catarina-responde-nota-de-deputado-do-dem-27181.html).

Nenhum comentário: