quinta-feira, 28 de outubro de 2010

TUDO PRONTO PARA O INÍCIO DA EXTRAÇÃO DO MAIOR CAMPO DE PETRÓLEO BRASILEIRO


Plataforma flutuante Cidade Angras dos Reis está pronta para início da produção no Campo de Tupi. Foto: Agência de Notícias Petrobras

Após atravessar o Atlântico e ser interligada a nove poços, a plataforma flutuante Cidade de Angra dos Reis, que será a unidade produtora do Sistema Piloto de Tupi, está pronta para entrar em operação. Na próxima-quinta feira (28/10), o presidente Lula acompanhará a extração do petróleo, data em que se inicia projeto piloto da produção, que atingirá 100 mil barris/dias e 4 milhões de metros cúbicos de gás quando estiver em pleno funcionamento, a partir de 2011.

A plataforma, localizada na Bacia de Campos, dará início à produção efetiva do maior campo de petróleo até agora descoberto no Brasil, com reservas confirmadas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo. A unidade vai produzir petróleo leve (de 28º API a 42º API) de excelente qualidade e maior valor comercial. Construída na China a partir da conversão de um navio convencional, a plataforma Cidade de Angra dos Reis tem 330 metros de comprimento e 58 metros de embocadura, tendo capacidade para abrigar até cem operadores.

O petróleo produzido em Tupi será transferido periodicamente para navios que farão o transporte para terminais terrestres. Já o gás será transportado por dutos para a plataforma de Mexilhão, de onde seguirá para a estação de tratamento de gás natural de Caraguatatuba (SP).

O campo de Tupi fica a cerca de 290 quilômetros do litoral do Rio de Janeiro e a mais de 2.152 metros de profundidade. Este é o primeiro campo do pré-sal da Bacia de Santos que entrará em produção. O primeiro campo do pré-sal a produzir petróleo no Brasil foi o de Jubarte, no Espírito Santo, na parte norte da Bacia de Campos. Entretanto, Jubarte fica em uma área mais próxima ao litoral – 70 quilômetros – e em águas mais rasas – 1.375 metros de profundidade.”

FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/tudo-pronto-para-o-inicio-da-extracao-do-maior-campo-de-petroleo-brasileiro/).

Nenhum comentário: