quinta-feira, 18 de agosto de 2011

BRASIL TERÁ PRIMEIRO VANT COM RADAR DE BAIXO CUSTO

VANT Sarvant

“A OrbiSat vai iniciar os testes de um radar de sensoriamento remoto embarcado em um veículo aéreo não-tripulado (VANT) desenvolvido em parceria com as empresas Aeroálcool e AGX, de São Carlos, interior de São Paulo. O projeto, batizado de “Sarvant”, será o primeiro VANT do mercado mundial a ser equipado com radar para fazer mapeamento de baixo custo.

"O radar apresenta característica inédita no mercado mundial, que é a operação na banda P, ou seja, poderá enxergar sobre as copas das árvores. Além dessa característica, o novo equipamento irá operar em banda X e, através dessas duas frequências, fazer medidas da altura da copa das árvores e da formação do solo sob a vegetação. Com isso, é possível mostrar a topografia real do terreno", explicou o diretor técnico da OrbiSat, João Moreira Neto.

O primeiro voo com o radar aeroembarcado, segundo o executivo da OrbiSat, está previsto para acontecer em dezembro. O projeto conta com o apoio da FINEP, que financiou 50% do custo total, de R$ 6 milhões, através do seu “Programa de Subvenção Econômica”. "A nossa expectativa é que, somente no mercado nacional, o Sarvant possa gerar negócios da ordem de R$ 25 milhões em serviços para a OrbiSat. A demanda por esse tipo de serviço no mercado externo deve chegar a R$ 100 milhões", disse o presidente da empresa, Maurício Aveiro, ao jornal “Valor”.

O foco da OrbiSat, segundo o diretor Moreira Neto, será área de pequeno porte, de até 1000 quilômetros quadrados. "O Sarvant surge como opção mais econômica no mercado, pois poderá fazer o mapeamento desse tipo de área a custo de R$ 100 por quilômetro quadrado", afirmou. Hoje, segundo ele, esse mesmo serviço custa entre R$ 600 e R$ 1000 o quilômetro quadrado.

Outra vantagem do Sarvant, destacada pelo executivo, é a sua facilidade de operação, já que decola de uma caminhonete. Para o mercado de crédito de carbono, esse também será um grande negócio, pois o Sarvant poderá captar as imagens e revisitar áreas da Amazônia com grande frequência, sem os obstáculos oferecidos pelos satélites ópticos com relação às áreas cobertas por nuvens.

O Sarvant, de acordo com o presidente Maurício Aveiro, poderá ser usado no mapeamento de fazendas, represas e hidrelétricas, além de outras aplicações em missões de patrulha, busca e salvamento em florestas.

A OrbiSat também já opera radar aeroembarcado para fazer mapeamento de grandes áreas, utilizando aeronaves maiores. Até o fim do ano, segundo o diretor, a empresa vai finalizar a primeira fase do mapeamento de uma área de 1.140 milhão de quilômetros quadrados na Amazônia, utilizando esse tipo de radar. Esse projeto também foi feito em parceria com o Exército Brasileiro.”

FONTE: reportagem de Virgínia Silveira publicada no jornal “Valor” e transcrita no site “DefesaNet  (http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/2371/Brasil-tera-primeiro-vant-com-equipamento-de-baixo-custo) [imagem do Google adicionada por este blog].

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