sábado, 20 de agosto de 2011

“BRASILEIRO É TÃO BONZINHO”

atriz Kate Lira
Por Luiz Carlos Azenha

Como diria aquela atriz: “BRASILEIRO É TÃO BONZINHO”

“A atriz Kate Lira, com sotaque americano, dizia isso num programa de humor da TV: “Brasileiro é tão bonzinho”.

Ela, supostamente, não entendia a malandragem dos brasileiros, que agradavam a loira de belas formas com segundas intenções.

Mas a malandragem, como sabemos, é deles.

Walt Disney inventou o Zé Carioca em 1943, em plena Segunda Guerra Mundial, como parte da política de boa vizinhança de Washington.

Não bastou para garantir a base aérea de Natal, essencial para o abastecimento das tropas aliadas na África, mas nos dá a medida da importância política da cultura.

Hoje, Hollywood continua sendo uma das indústrias mais vibrantes dos Estados Unidos.

A Índia tem Bollywood.

A Nigéria, Nollywood.

O entretenimento será um setor cada vez mais rentável da economia.

Produzir filmes e programas de TV não significa, apenas, promover a cultura brasileira, mas também a possibilidade de ampliar o mercado para nossas emissoras e produtoras independentes em direção a Portugal, Angola e Moçambique.

No entanto, quando o Congresso aprova um projeto que exige três horas e meia de programação semanal produzida no Brasil no horário nobre das TVs a cabo, o que equivale a meia hora por dia, tem gente que estrila contra o que seria “dirigismo” estatal.

Ou seja, Hollywood nem precisa gastar fazendo lobby no Brasil, que os próprios brasileiros fazem lobby de graça para Hollywood.

É por isso que a Kate Lira dizia: Ah, esses brasileiros, tão bonzinhos!

PS do Viomundo: A síndrome é tão profunda que, no sorteio da Copa, a Globo vestiu uma saia comprida na Ivete Sangalo e a “domou” com alguns violinos, para fazer a gente se parecer menos com a gente e não assustar as visitas.

FONTE: escrito pelo jornalista Luiz Carlos Azenha e publicado em seu portal “Viomundo”  (http://www.viomundo.com.br/humor/como-diria-aquela-atriz-brasileiro-e-tao-bonzinho.html).

Nenhum comentário: