terça-feira, 30 de agosto de 2011

CRESCIMENTO IMPULSIONA APROVAÇÃO DE DILMA


DESEMPENHO DA ECONOMIA NORDESTINA EXPLICA POR QUE A PRESIDENTE É MAIS BEM AVALIADA NA REGIÃO DO QUE NO RESTO DO PAÍS

“Governantes até podem seguir ilesos a crises morais e escândalos administrativos [como FHC/PSDB sobreviveu aos escândalos da compra de votos para reeleição e da doação (na prática) do patrimônio público para empresas estrangeiras (sem 'retribuição'?)], mas nenhuma gestão é imune ao desemprego e à diminuição do poder aquisitivo da população.

Por sua vez, a percepção disseminada de ganhos econômicos, especialmente entre os mais carentes, gera prestígio eleitoral duradouro aos que são identificados como responsáveis pelo feito.

Cada vez mais, os índices detalhados de popularidade dos governos são analisados em conjunto com a percepção econômica dos moradores de cada região.

A atual deterioração econômica dos Estados Unidos, por exemplo, gerou enorme crise de confiança na economia local e, por consequência, o mais baixo índice de popularidade enfrentado por Obama desde sua posse.

A síndrome do bolso vazio apagou a euforia pela morte de Bin Laden. Em resposta, Obama programou visitas aos Estados de Minnesota, Iowa e Illinois, locais onde a queda da confiança dos consumidores mais prejudicou sua imagem.

No Brasil, basta confrontar as curvas históricas das avaliações de Fernando Henrique e Lula com as de perspectivas econômicas da população para comprovar essa relação. Nos últimos 16 anos, a popularidade do governo federal acompanhou o movimento das expectativas do eleitorado quanto ao desemprego e ao poder de compra dos salários.

É cedo ainda para avaliar a relação entre expectativas econômicas da população e o início do governo Dilma. Sua aprovação é linear, já que aproximadamente metade dos moradores de cada região do país considera seu governo ótimo ou bom [somente cerca de 10% o acham ruim].

Um olhar mais atento, considerando as notas atribuídas ao governo pela população, revela que os nordestinos conferem a Dilma notas nove e dez, acima da média verificada no Sudeste e no Sul. A sua nota média nessa região é de 7,1 contra 6,6 nas demais regiões.

O aval conferido pelos nordestinos à sucessora de Lula tem, certamente, peso nessa média. Mas os reflexos visíveis do crescimento constante da economia do Nordeste têm sido decisivos para alinhar o bolso de seus habitantes com a admiração pela gestão petista.”

FONTE: publicado na tucana ‘Folha de São Paulo’  (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po2808201104.htm) [imagens do google e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

3 comentários:

Probus disse...

Agora o poliglota FHC infarta

Por Helena Sthephanowitz

Temporada de caça às bruxas na família

Depois de receber título de doutor honoris causa da universidade francesa Sciences Po, em setembro, o ex-presidente Lula vai a Gdansk. Lá, receberá o Prêmio Lech Walesa.

No dia 30, dará palestra em Londres, em evento da revista “The Economist”.

Alguns prêmios de Lula

Eleito Estadista do Ano – Le Monde (França)

Eleito Personalidade do Ano – El País (Espanha)

Eleito Um dos 10 Homens mais influentes do Mundo – Financial Times (Inglaterra)

Eleito Estadista do Ano – Revista Time (EUA)

Eleito Estadista do Ano – Clarin (Argentina)

Prêmio Único Estadista Global – Forum Econômico (Davos – Suíça)

Lula > 87% de Aprovação Pessoal pelo Povo Brasileiro

Governo Lula > 76% de Aprovação dos profissionais liberais brasileiros como engenheiros, economistas, advogados, médicos, dentistas e milhões de outros cidadãos com diploma de curso superior.

O ex-presidente Lula recebeu o prêmio World Food Prize 2011, dado a líderes mundiais que atuam no combate à fome. A escolha foi anunciada pela nesta terça-feira, em Washington.

http://osamigosdobrasil.com.br/2011/08/30/agora-o-poliglota-fhc-infarta/

OBS: Fora as 44 indicações a Doutor Honoris Causa pendentes...

Unknown disse...

Probus,
Boa postagem de Helena Sthephanowitz em "Os amigos do Brasil". Procuro texto mais completo, com citação de todos os honoris causa já recebidos e dos programados para recebimento, bem como dos demais prêmios recebidos e a receber.
Maria Tereza

Probus disse...

Tente esse: blogdadilma13@gmail.com

Quem tem todo esse dossiê é o ecaaaaaaa arrrrrrrrrg ELITISTA SEGREGADOR Aloizio Mercadante, mui amigo do Aético Never através (HELIBRÁS Eurocopter) do Coronel OLIVA (irmão do sinistro ministro), seu comparsa da FIESP e Luiz Marinho, ecaaaaaaa.