sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

EUA: 50 ASSUSTADORES NÚMEROS ECONÔMICOS DE 2011


50 NÚMEROS DE 2011 TÃO LOUCOS QUE É QUASE IMPOSSÍVEL ACREDITAR NELES

Publicado originalmente no blog norte-americano “theeconomiccollapseblog.com/”. Transcrito no site “Esquerda.net” e no portal de Luís Nassif

“Apesar de a maioria dos norte-americanos estar bastante furiosa com esta economia, a realidade é que grande parte deles continua a não ter ideia do quão intenso tem sido o nosso [dos EUA] declínio econômico ou quais os problemas que vamos enfrentar se não fizermos mudanças drásticas rapidamente. Se não educarmos o povo norte-americano sobre o quão mortal se tornou a economia dos EUA, eles vão continuar a seguir as velhas mentiras que os políticos continuam a contar. “Ajustar” umas coisas não vai consertar esta economia.

De fato, precisamos de mudança profunda de direção. A América está consumindo bastante mais do que produz e a nossa dívida está a explodir. Se continuarmos por esse caminho, o colapso econômico é inevitável. Espero que os números loucos de 2011, que incluí neste artigo, sejam suficientemente chocantes para acordar algumas pessoas.

Nesta altura do ano, muitas famílias juntam-se e, na maioria dos lares, a certa altura, a conversa gira em torno da política. Espero que muitos de vós [norte-americanos] usem a seguinte lista como ferramenta para ajudar a partilhar com a vossa família e amigos a realidade da crise econômica dos EUA. Se trabalharmos juntos, conseguiremos que milhões de pessoas acordem e percebam que os “negócios dos costumes” resultarão no apocalipse econômico nacional.

OS 50 NÚMEROS ECONÔMICOS DE 2011 QUE SÃO QUASE DEMASIADO LOUCOS PARA ACREDITARMOS NELES...:

#1-- 48% dos norte-mericanos são considerados como tendo “baixos rendimentos” ou vivem na pobreza.

#2-- Aproximadamente, 57% de todas as crianças dos EUA vivem em lares que se consideram de “baixos rendimentos” ou empobrecidos.

#3-- Se hoje o número de norte-americanos que “queriam trabalho” fosse o mesmo que em 2007, a taxa de desemprego “oficial” do governo chegaria aos 11%.

#4-- A média de tempo que um trabalhador fica no desemprego nos EUA é agora de mais de 40 semanas.

#5-- Uma sondagem recente descobriu que 77% das pequenas empresas dos EUA não planejam contratar mais pessoas.

#6-- Hoje existem menos empregos pagos do que em 2000, apesar de termos mais 30 milhões de pessoas desde então.

#7-- Desde dezembro de 2007, a média dos rendimentos familiares diminuiu 6,8% descontada a inflação.

#8-- De acordo com o "Gabinete de Estatística para o Trabalho", em dezembro de 2006, 16,6 milhões de norte-americanos encontravam-se em situação de autoemprego. Hoje, o número diminuiu para 14,5 milhões.

#9-- Uma sondagem Gallup do início deste ano revelou que, aproximadamente, um em cada cinco norte-americanos que têm trabalho considera-se subempregado.

#10-- De acordo com o autor Paul Osterman, cerca de 20% de todos os adultos têm empregos onde ganham salários no nível da pobreza.

#11-- Em 1980, menos de 30% de todos os empregos dos EUA eram de baixo rendimento. Hoje, representam mais de 40%.

#12-- Em 1969, 95% de todos os homens entre os 25 e 54 anos tinham trabalho. Em julho, apenas 81,2% dos homens nessa faixa etária trabalhavam.

#13-- Uma sondagem recente revelou que um em cada três norte-americanos não teria possibilidade de pagar a próxima mensalidade do empréstimo de habitação/renda se, de repente, perdesse o emprego.

#14-- A Reserva Federal (FED) anunciou, recentemente, que o total do rendimento líquido dos lares desceu 4,1%, apenas no terceiro trimestre de 2011.

#15-- De acordo com estudo recente do "Instituto de Investimento Black Rock", a relação da dívida/rendimento pessoal é agora de 154%.

#16-- À medida que a economia abrandou, o mesmo aconteceu ao número de casamentos. Segundo a análise do “Pew Research Center”, apenas 51% dos americanos que têm, pelo menos, 18 anos, estão casados. Em 1960, 72% dos adultos eram casados.

#17-- O Serviço Postal dos EUA perdeu mais de 5 bilhões de dólares durante o ano passado.

#18-- Em Stockton, California, os preços das casas caíram 64% desde o auge do mercado imobiliário.

#19-- O Estado do Nevada tem a maior taxa de vencimentos de hipotecas (“foreclosures”) desde há 59 meses consecutivos.

#20-- Se não acredita, o preço médio de uma casa em Detroit é agora de seis mil dólares.

#21-- De acordo com o "Gabinete dos Censos", 18% de todas as casas no Estado da Florida estão vazias. Isso representa aumento de 63% nos últimos dez anos.

#22-- O baixo ritmo de construção de novas casas nos EUA está a caminho de bater novo recorde em 2011.

#23-- Como escrevi anteriormente, 19% de todos os homens norte-americanos entre os 25 e 34 anos vivem com os pais.

#24-- Nos últimos cinco anos, as contas de eletricidade nos EUA subiram mais depressa que a taxa de inflação.

#25-- De acordo com o "Gabinete de Análise Econômica", em 1980, os custos com os cuidados de saúde representavam 9,5% do consumo pessoal. Hoje, representam 16,3%.

#26-- Um estudo revelou que cerca de 41% de todos os cidadãos capazes de trabalhar têm problemas com custos de saúde ou estão pagando uma dívida médica.

#27-- Se é possível acreditar, um em cada sete norte-americanos tem, no mínimo, 10 cartões de crédito.

#28-- Os EUA gastam cerca de 4 dólares em bens e serviços provenientes da China por cada dólar que a China gasta em bens e serviços provenientes dos EUA.

#29-- Estima-se que o déficit comercial dos EUA em 2011 seja de 558 bilhões de dólares.

#30-- A crise das reformas continua a piorar. De acordo com o "Instituto de Pesquisa dos Benefícios do Empregado", 46% de todos os trabalhadores norte-americanos têm menos de 10 mil dólares poupados para a reforma, e 29% têm menos de mil dólares.

#31-- Hoje, um em cada seis idosos vive abaixo da linha de pobreza.

#32-- Segundo estudo recentemente publicado, os salários dos administradores executivos nas maiores empresas subiu 36,5% num período de 12 meses.

#33-- Hoje, os bancos “demasiado grandes para cair” são maiores do que nunca. O total de ativos detidos pelos seis maiores bancos dos EUA subiu 39% entre 30 de setembro de 2006 e 30 de setembro de 2011.

#34-- Somente os seis herdeiros do fundador do Wal-Mart, Sam Walton, têm rendimento líquido quase igual ao total dos 30% de americanos mais pobres.

#35-- De acordo com a análise do “Pew Research Center” aos dados reunidos pelo "Gabinete dos Censos", a média do rendimento líquido dos lares liderados por cidadãos com 65 anos ou mais é 47 vezes mais alto que a média do rendimento líquido dos lares liderados por cidadãos abaixo dos 35.

#36-- Se é possível acreditar, 37% de todos os lares nos EUA liderados por alguém abaixo dos 35 anos possuem rendimento líquido zero ou abaixo de zero.

#37-- A percentagem de norte-americanos que vive na pobreza extrema (6,7%) é a maior já registrada.

#38-- A percentagem de crianças sem abrigo é 33% mais alta do que em 2007.

#39-- Desde 2007, o número de crianças pobres no Estado da California subiu 30%.

#40-- Tristemente, a pobreza infantil está explodindo pelos EUA afora. De acordo com o "Centro Nacional para a Pobreza Infantil", 36,4% de todas as crianças que vivem na Filadélfia estão na pobreza. 40,1% das crianças que vivem em Atlanta estão na pobreza, 52,6% das crianças que vivem em Cleveland estão na pobreza e 53,6% das crianças que vivem em Detroit estão na pobreza.

#41-- Hoje, um em cada sete norte-americanos e um em cada quatro crianças usa cupões de comida.

#42-- Em 1980, as transferências feitas pelo governo representavam 11,7% de todo o rendimento. Hoje, representam mais de 18%.

#43-- Inacreditáveis 48,5% de todos os norte-americanos vivem num lar que recebe alguma forma de ajuda do governo. Em 1983, o número estava abaixo dos 30%.

#44-- Atualmente, os gastos do governo federal representam cerca de 24% do PIB. Em 2001, representavam 18%.

#45-- No ano fiscal de 2011, o déficit federal era de 1,3 bilhões de dólares. É o terceiro ano consecutivo em que o déficit ultrapassa o bilhão de dólares.

#46-- Se o Bill Gates desse toda a sua fortuna ao Governo, apenas cobriria o déficit por cerca de 15 dias.

#47-- Incrivelmente, o governo acumulou dívida total de 15 bilhões de dólares. Quando Barack Obama tomou posse, a dívida era de 10,6 bilhões.

#48-- Se o governo federal começasse a pagar agora a dívida nacional ao ritmo de um dólar por segundo, levaria mais de 440 mil anos para pagar tudo.

#49-- Desde o início da administração Obama, a dívida nacional tem aumentado a uma média de 4 bilhões de dólares por dia.

#50-- Durante a presidência de Obama, o governo acumulou mais dívida do que o período entre a presidência de George Washington e a presidência de Bill Clinton.

Obviamente, no centro dos nossos problemas econômicos está a Reserva Federal (FED). É uma máquina perpétua, destruiu quase completamente o valor do dólar e tem um registro terrível de incompetência. Se o sistema da Reserva Federal (FED) nunca tivesse sido criado, a economia norte-americana estaria em melhor forma. O governo tem de acabar com a Reserva Federal e emitir moeda não baseada em dívida. Seria um passo importante para restaurar a prosperidade dos EUA.

Durante 2011, fizemos muitos progressos ao educar o povo norte-americano sobre os nossos problemas econômicos, mas ainda há muito para fazer.

Espero que, no próximo ano, mais cidadãos acordarão e descobrirão por que 2012 será um ponto de virada para este país.”

FONTE: publicado originalmente no blog norte-americano “theeconomiccollapseblog.com/”. Transcrito no site “Esquerda.net” e no portal de Luís Nassif, traduzido por Sofia Gomes.  (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/50-numeros-economicos-de-2011#more) [imagens do Google adicionadas por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: