sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PIB: BRASIL RETORNOU À FASE DE “EXPANSÃO”


“ÍNDICE DE CLIMA ECONÔMICO” MELHORA NO BRASIL EM JANEIRO E PAÍS RETORNA À FASE DE “EXPANSÃO”

“O ‘Índice de Clima Econômico’ (ICE), medido pela Fundação Getulio Vargas, registrou aumento de 1,4 ponto de outubro do ano passado para janeiro deste ano no país. O ICE brasileiro em janeiro foi 6,2 pontos, ante os 4,8 pontos de outubro de 2011.

O aumento foi percebido tanto no “Índice da Situação Atual” (ISA) quanto no “Índice de Expectativas” (IE). No ISA, o aumento foi de 5,8 para 6,3 pontos no período. No IE, o crescimento foi mais expressivo: de 3,7 para 6 pontos.

Como em ambos os índices o Brasil teve mais de 5 pontos, considera-se que o país está em fase de expansão econômica, recuperando-se da fase de declínio de outubro (quando o ISA é superior a 5 e o IE é inferior). As outras fases do ICE são recessão (quando ambos subíndices estão abaixo de 5) e recuperação (quando o IE é superior e o ISA inferior a 5).

Na média, a América Latina teve aumento de 4,4 para 5 pontos. Entre os 11 países latino-americanos pesquisados, o Brasil teve o quarto melhor “Índice de Clima Econômico”, ficando atrás apenas da Colômbia (6,7), do Peru (6,4) e do Uruguai (6,3).

O Brasil também obteve índice melhor do que a Índia (5,2), a Rússia (4,8), a China (4,2), a Alemanha (5,5), os Estados Unidos (5,3), o Japão (4,4), o Reino Unido (4,2), a França (3,2) e a média da União Europeia (4,2).

O “Índice de Clima Econômico” é calculado em parceria com o instituto alemão IFO, com base em notas de 1 a 9 atribuídas por especialistas em economia de cada país.”

FONTE: reportagem de Vitor Abdala, da Agência Brasil (edição: Lílian Beraldo)  (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-02-16/indice-de-clima-economico-melhora-no-brasil-em-janeiro-e-pais-retorna-fase-de-%E2%80%9Cexpansao%E2%80%9D) [imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: