domingo, 1 de abril de 2012

MAIS UM PASSO PARA A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: A CAMINHO DA ELIMINAÇÃO DO DÓLAR NO ÂMBITO BRICS

Nova Delhi, Índia - A presidenta Dilma Rousseff, o presidente Dmitri Medvedev (Rússia), o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, e os presidentes Hu Jintao (China), e Jacob Zuma (África do Sul) participam do encerramento da 4ª Cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), na Índia

BRICS CRIAM GRUPO PARA ORGANIZAR BANCO DE DESENVOLVIMENTO E DECIDEM ADOTAR MOEDA LOCAL

Por Renata Giraldi, repórter da Agência Brasil

“O Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul se empenharão para ter um banco de desenvolvimento específico para a região do BRICS – formada pelos cinco países. Um grupo de trabalho, formado por técnicos das cinco nações, fará os estudos para organizar e montar a instituição financeira. Mas, antes de sua consolidação, a região vai negociar internamente com moedas locais.

BRICS
As decisões foram definidas quinta-feira (29) em declaração conjunta assinada pela presidenta Dilma Rousseff e pelos presidentes Dmitri Medvedev (Rússia), Hu Jintao (China) e Jacob Zuma (África do Sul), além do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, no encerramento da 4ª Cúpula do BRICS, em Nova Delhi (na Índia).

A presidenta disse que a criação do banco é “indício positivo”. Segundo ela, os países do BRICS mostram que é possível crescer economicamente, distribuindo renda e gerando empregos. Ela elogiou a iniciativa conjunta de passar a adotar moedas locais nas negociações internas do bloco. “[Os países] BRICS são um elemento dinâmico no comércio internacional”, disse.

A proposta de criação do banco de desenvolvimento do BRICS foi apresentada pelo primeiro-ministro indiano. A ideia é que a nova instituição seja uma espécie de alternativa ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Os detalhes serão fixados pelo grupo de trabalho que organizará sua criação.

Para os negociadores brasileiros, o processo de criação do banco ocorrerá a longo prazo, pois será necessário definir uma série de aspectos, como os termos de referência, a estrutura do organismo, como será integralizado o capital e as práticas de comércio bilateral e multilateral.

Os indianos argumentam que o objetivo é estabelecer mecanismo que permita o financiamento de projetos exclusivamente nos países em desenvolvimento. A presidência da instituição deve ser rotativa entre os cinco integrantes do BRICS. Paralelamente, os líderes presentes aos debates deverão reiterar a defesa da ampliação do FMI."

FONTE: reportagem de Renata Giraldi, repórter da Agência Brasil .Colaborou Karla Wathier, de Nova Delhi, na Índia. Editada por Graça Adjuto  (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-03-29/brics-criam-grupo-para-organizar-banco-de-desenvolvimento-e-decidem-adotar-moeda-local). [Título e imagem (mapa) adicionados por este blog 'democracia&política'].

2 comentários:

Probus disse...

02 de ABRIL: Dia Mundial de Conscientização do Autismo

02/04/2012: Quem não queria o Brasil(de Lula) nos BRICs?

Por Conversa Afiada

Como se sabe, o colonista(*) dos múltiplos chapéus, aquele que tem uma seção de "Livros” na Folha (**) e no Globo (dose dupla de PiG (***) !!!) aos domingos, pensa que é o único brasileiro que compra na Amazon.

(Neste domingo, o de múltiplos chapéus defendeu a tese de que a Comissão da Verdade não levará à revisão da lei da Anistia. É o que em Harvar (é assim mesmo, revisor. Obrigado. PHA) se chama de wishful thinking.)

O ansioso blogueiro teve a petulância de comprar também na Amazon o livro “The Growth Map – Economic Opportunity (não se trata de um banqueiro condenado a dez anos de cadeia) in the BRICs and Beyond”, de Jim O’Neill, chairman do Goldman Sachs Asset Management e criador do acrônimo BRIC.

O PiG (**) e suas penas amestradas, como diz o Ciro, odeiam os BRICs.

Como a Presidenta foi à Índia numa reunião dos BRICs, o ódio se manifestou de várias formas.

Um editorial do Estadão chamou os BRICs de “comédia”.

A Folha (**) neste domingo disse que os BRICs estão na infância...

ÍNTEGRA no link abaixo:

http://www.conversaafiada.com.br/economia/2012/04/02/quem-nao-queria-o-brasil-de-lula-nos-brics/

- - - - -

Coroné José Agripino Maia(sua hora é breve), eu lembro muito bem quando Vossa Senhoria RIDICULARIZOU o BRICS em plenário em INÚMERAS vezes.
A "MARROM" COMUNISTA maranhense manda um recadinho...

Pode esperar

http://www.youtube.com/watch?v=VDaJuJKvJ1k

Unknown disse...

Probus,
Muito bom artigo do Paulo Henrique Amorim.
Copiei para postá-lo talvez amanhã.
Obrigada
Maria Tereza