domingo, 29 de julho de 2012

A REFUNDAÇÃO DO MERCOSUL


Por Emir Sader

“A entrada da Venezuela como membro pleno do MERCOSUL - a ser formalizada na próxima terça-feira em Brasília – permite que o MERCOSUL reformule não apenas sua composição, mas ganhe novo impulso e ocupe todos os espaços da integração regional. Esse novo formato rompe com círculos viciosos que estavam fazendo o MERCOSUL girar em falso, pelas disputas comerciais por mercado entre grandes corporações privadas brasileiras e argentina. Com os outros dois países – Uruguai e Paraguai – marginalizados.

Enquanto isso, os processos de integração regional – UNASUL, Banco do Sul, Conselho Sul-americano de Defesa, Comunidade de Estados Latino-americanos e do Caribe – avançavam. No começo da crise econômica internacional, foi a UNASUL que promoveu as reuniões dos governos sul-americanos para formular estratégias comuns de resistência aos efeitos recessivos da crise.

A solicitação de ingresso da Venezuela tinha sido aprovada nos Congressos da Argentina, do Uruguai e do Brasil, ficando, há anos, bloqueada no Senado do Paraguai. Quando esse mesmo Senado promoveu o golpe branco que derrubou Fernando Lugo, os outros três países do MERCOSUL, além de condenarem o golpe, decidiram pelo ingresso da Venezuela, depois da suspensão do Paraguai como membro pleno.

O ingresso da Venezuela permitirá uma espécie de refundação do MERCOSUL, não apenas rompendo com o círculo vicioso apontado, mas também estendendo as esferas de integração para outras áreas, entre elas, a educação, a pesquisa, tecnologia, a comunicação, a cultura, os esportes, entre outros. Assim como no próprio plano econômico, aprofundando as formas de integração.

Enfim, o MERCOSUL passa a poder expressar a força que a região tem demonstrado, ressaltada ainda mais pelo contraste com os países do centro do capitalismo, que seguem em crise e em recessão. Os países do MERCOSUL estão entre os países latino-americanos que priorizam a integração regional, as políticas sociais e Estado ativo nos planos econômico e social.

O MERCOSUL, incorporando a terceira economia da América do Sul, torna-se pólo econômico dinâmico no Sul do mundo. Deve [em breve] incorporar a Bolívia e o Equador – que já solicitaram seu ingresso – como membros plenos, avançando na integração econômica regional.

Daí a importância da reunião da próxima terça-feira, uma das mais importantes em toda a historia do MERCOSUL e, certamente, a mais importante há muito tempo.”

FONTE: escrito por Emir Sader no site “Carta Maior”. O autor, Emir Simão Sader (São Paulo, 13 de julho de 1943), é sociólogo e cientista político brasileiro. Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, mestre em filosofia política e doutor em ciência política também pela USP.  http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=1044 [Imagem do Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: