terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

PETROBRAS RESPONDE NOTÍCIA MALICIOSA DO "ESTADÃO"




Esclarecimento sobre produção na Bacia de Campos

Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras:

"Leia o nosso esclarecimento a respeito da matéria "Metade da produção da Petrobras na Bacia de Campos é de água", publicada no jornal "O Estado de S. Paulo", no domingo (23/02):

"A Petrobras informa que, ao contrário do que foi divulgado pela Agência Estado, graças ao bom gerenciamento dos reservatórios de petróleo, a empresa conseguiu manter o declínio natural da produção dos seus campos em produção na Bacia de Campos abaixo de 10% nos últimos dois anos. É importante lembrar que esse percentual de declínio é inferior [é melhor] ao padrão mundial de referência. Frisa, também, que o bem-sucedido trabalho de recuperação que a empresa vem desenvolvendo na Bacia de Campos conseguiu, em 2013, aumentar em 2% a sua eficiência operacional, o que equivale a aumento médio de 40 mil barris de petróleo por dia.

Esclarece, ainda, que as características dos reservatórios da Bacia de Campos exigem a injeção de elevados volumes de água para aumentar o seu respectivo fator de recuperação. O grande volume de água produzida a que se refere a matéria publicada pela "Agência Estado" resulta, portanto, do processo padrão e indicado de produção para reservatórios dessa característica, sem o qual o fator de recuperação dos reservatórios da área não passaria de 10% do volume de óleo original. Graças à água injetada, em alguns campos o fator de recuperação chega a alcançar mais de 50%. Injetar e produzir água, portanto, é gerir adequadamente esses reservatórios.

Além do grande esforço para manter os níveis de produção dos campos já em operação, duas novas plataformas já entraram em produção na Bacia de Campos – a P-55, no campo de Roncador, e a P-63, no de Papa-Terra. E entrarão, ainda este ano, outros três sistemas de produção nessa bacia: a P-58, no chamado Parque das Baleias, no litoral do Espírito Santo; a P-62, também em Roncador e a a P-61, também em Papa-Terra. Essas plataformas aumentarão a capacidade instalada da produção na Bacia de Campos em 680 mil barris de petróleo por dia."

FONTE: 
blog "Fatos e Dados", da Petrobras  (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/esclarecimento-sobre-producao-na-bacia-de-campos.htm).

Nenhum comentário: