"A exclusividade sobre a operação do pré-sal prevista no projeto de lei que institui a partilha de produção no Brasil vai exigir mudanças expressivas na Petrobras, que também vai receber uma “injeção” de capital na forma de 5 bilhões de barris de petróleo, algo como metade das atuais reservas provadas do país. O pré-sal vai aumentar o tamanho da companhia e seu presidente, José Sergio Gabrielli, vê desafios enormes, entre os quais a criação de uma cadeia de fornecedores, a mudança no modelo de gestão e de organização da empresa. Gabrielli admite, inclusive, que se estuda a criação do cargo de vice-presidente, tese que não é unânime na empresa.
O número de empregados pode aumentar, mas não é possível saber hoje em quanto. “O modelo de ocupação das plataformas, das unidades de produção, não pode ser o mesmo da bacia de Campos”, afirma. Na entrevista, Gabrielli defendeu o novo modelo do setor, que segundo ele não vai provocar fuga de investidores estrangeiros, e a capitalização da Petrobras. Para ele, os privilégios para a companhia, entre eles a de ser operadora única do pré-sal e a capitalização, se justificam pelo alinhamento dos interesses da Petrobras e do seu acionista majoritário, a União. “A empresa e o país se fortalecem.”
A seguir, os principais trechos da entrevista.
Valor: A Petrobras já sabe quanto precisa investir para ser operadora única do pré-sal?
José Sergio Gabrielli: Impossível responder. São 107 mil quilômetros quadrados de pré-sal não concedido e não se sabe a velocidade em que as áreas serão colocadas em processo competitivo. Não se tem conhecimento suficiente para responder essa pergunta.
Valor: Hoje a companhia tem um horizonte de planejamento de cinco anos. Com 30% do pré-sal, ela não perde o controle sobre sobre seus investimentos uma vez que desconhece que áreas serão licitadas?
Gabrielli: O CNPE [Conselho Nacional de Política Energética] é que vai definir, ouvindo o Ministério de Minas e Energia que será instruído pela ANP [Agência Nacional do Petróleo]. O CNPE e o governo vão considerar a velocidade de colocar essas áreas levando em conta o comportamento das reservas e a possibilidade da indústria nacional atender as demandas de conteúdo local.
Valor: É a indústria que vai ditar o ritmo?
Gabrielli: Isso é chave porque o limite hoje está na capacidade de produção. O limite do pré-sal não é financeiro, não é tecnológico, não é de gestão. O limite é a velocidade que a cadeia de fornecedores terá para fornecer o que é necessário para o pré-sal. Isso não só no Brasil, no mundo. A velocidade de desenvolver o pré-sal vai depender fortemente da capacidade da indústria nacional se organizar para produzir isso, ou a indústria mundial, mas de preferência a nacional.
Valor: Quais projetos virão primeiro?
Gabrielli: Para dar um exemplo, temos hoje 14 bilhões de reservas (no Brasil) e temos de 10,6 bilhões a 16 bilhões de barris recuperáveis em Iara, Tupi, Guará e no Parque das Baleia. O investimento aí, até 2020 é de US$ 111 bilhões para produzir 1,8 milhão de barris por dia até 2020. Vamos sair da produção atual, de 2 milhões de barris/dia para 1,8 milhão a mais só dessas áreas. Vamos dobrar a produção, o refino vai crescer 1,3 milhão de barris por dia. Isso já é muito grande. Portanto, a velocidade do pré-sal além disso vai ser muito determinada pela capacidade de produção de sondas, de barcos de apoio, árvores de natal molhadas, de flowlines, de infraestrutura para entrega de suprimento, de gente para operar esses sistemas. É isso que vai limitar o crescimento.
Valor: O modelo fechou o mercado para a Petrobras e agora vamos esperar a indústria?
Gabrielli Não fechou o mercado para a Petrobras. A Petrobras vai ser operadora com o mínimo de 30% do investimento. Hoje a ANP já exige um mínimo de 30% para ser operador. E no Golfo do México, em 97% dos blocos, o operador tem mais de 30%; e na África, em 85% dos blocos o operador tem mais de 30%. É prática da indústria o operador ter mais de 30% porque assim dá confiança aos sócios de que o operador está comprometido. Ele não é uma empresa de serviços que vai gerir e ganhar uma taxa. Ele está comprometido com o investimento, o risco está lá.
Valor: Os fornecedores não gostaram de ter a Petrobras como cliente único.
Gabrielli: Eu tive reunião com Abdib, Ademi, Abimaq e com o IEDI, com mais de 200 fornecedores na semana passada. Eles percebem que existe uma gigantesca oportunidade de crescimento porque a Petrobras tem 23% da operação de águas profundas do mundo. A segunda (ExxonMobil) tem 14%. A Petrobras é disparadamente a maior compradora de sondas, de risers flexíveis, de árvores de natal molhada. No mundo ela é a maior, note bem, não só no Brasil. E onde é que você tem grandes descobertas nesse momento no mar? No Brasil. Portanto, ter uma operadora para um fornecedor não é muito problema porque a escala é fundamental. Alguém vai colocar um estaleiro aqui para fazer uma sonda, um navio? Não, mas para fazer 10 navios ele pode. Ninguém vai fazer uma fábrica aqui para fazer um compressor, mas pode fazer para vender 150.
Valor: E resposta da indústria…
Gabrielli: A indústria levanta uma questão muito importante, que são os custos sistêmicos – a condição de acesso ao mercado de capitais do Brasil que é diferente da de outros países, a diferença da estrutura tributária brasileira, a infraestrutura. Ou seja, a necessidade de uma política industrial ampla para a cadeia de fornecedores da indústria de petróleo e gás.
Valor: E vai ter?
Gabrielli: O BNDES e o governo estão formulando. Não é a Petrobras que vai fazer isso.
Valor: Vamos ter importações mesmo com a preferência para o fornecedor brasileiro?
Gabrielli: Claro. Não vai dar para fazer tudo aqui. Tem coisas que não tem nem escala nem condições de fazer no Brasil. Nós dividimos muito claramente nossos produtos em três grandes famílias. Aqueles em que não precisa fazer nada para a competição brasileira; aqueles nos quais dificilmente a produção brasileira pode substituir no médio prazo a produção internacional; e aqueles em que é necessário algum fomento. Por exemplo, um equipamento sofisticado e de alta tecnologia que não vai ter escala, não tem sentido fazer no Brasil.
Valor: E qual é o papel da Petro-Sal? Ela vai investir, poderá ser sócia?
Gabrielli: Há uma confusão aí. A Petro-Sal não vai investir. O modelo diz que para produzir um barril é preciso 100% de investimento. E 30% desse investimento será bancado pela Petrobras e 70% pelos outros sócios. Não tem Petro-Sal aí. O investimento, 100% dele, será bancado pela Petrobras e sócios. A Petro-Sal não vai ganhar petróleo tampouco. Vai viver de taxa de administração dos contratos de petróleo e dos contratos de comercialização. Ela vai viver de taxas. A receita do petróleo da União vai para o Fundo Social. A Petro-Sal vai estar sentada no comitê operacional sem investir.
Valor: E como o governo vai poder participar diretamente da produção?
Gabrielli: O governo poderá, eventualmente, decidir investir. E aí nesses casos, que são excepcionais, o veículo para esse investimento é a Petro-Sal. Mas para gerir esse investimento, e nesse caso a receita do governo e o investimento serão do Fundo Social. A Petro-Sal é um veículo. A função da Petro-Sal não é investir. Ela não será operadora, não vai competir com a Petrobras e nem terá funções de exploração e produção. A função da Petro-Sal é baixar ao máximo o custo do óleo. A Petro-Sal vai ficar no nosso cangote.
Valor: Como o senhor vê a crítica do IBP de que talvez esse modelo não atraia as empresas?
Gabrielli: Eu acho que a diferença fundamental não é o que o IBP está chamando a atenção. Eu tive uma reunião muito proveitosa com o IBP na sexta-feira, e nessa reunião ficou claro que temos diferentes opiniões. Na nossa opinião a grande diferença desse para o outro modelo é que os ganhos potenciais de “upside”, ou seja, de avaliação para cima da capacidade produtiva de determinada área, na concessão é do concessionário. E na partilha isso é repartido entre as empresas e o governo. Então, consequentemente, se há uma expectativa de que vai haver potenciais de ganho pelo avanço do conhecimento, você partilha mais esse ganho com a União. Por outro lado, como a partilha é em óleo e o risco de preço também é alto, acaba também sendo compartilhado com a União. Se o preço é alto o número de barris para remunerar o custo é menor.
Valor: Há quem fale em fuga de investimentos.
Gabrielli: Se você tem acesso às reservas a atração continua. Não acredito que haverá fuga de empresas do Brasil. Por outro lado, a mudança do marco regulatório tem uma sabedoria fantástica do governo Lula que é o fato de os contratos atuais serem intocáveis. O que mostra a regularidade e a continuidade das regras, o que é muito importante para a indústria. Consequentemente, eu não acredito que o problema fundamental seja o fato da Petrobras ser ou não operadora. O problema fundamental é que você terá uma repartição distinta da atual dos ganhos potenciais de “upside”.
Valor: O pré-sal da partilha será produzido quando?
Gabrielli: Primeiro a lei tem que ser aprovada, o que deve acontecer só no primeiro semestre de 2010.
Valor: Qual a importância da nova regulação para a Petrobras?
Gabrielli: O fato de a Petrobras ser operadora única é uma gigantesca fonte de informações e conhecimento para o crescimento de longo prazo de qualquer empresa de petróleo. Em segundo lugar, o fato de a Petrobras ser capitalizada com o volume de recursos previsto dá a ela musculatura para enfrentar a situação de ser uma das maiores empresas de petróleo do mundo. Em terceiro lugar, a Petrobras, por ser empresa com grande parte de sua receita obtida no Brasil, tem na integração com o mercado brasileiro um fator fundamental para a riqueza e o crescimento da empresa. E o compromisso com o desenvolvimento brasileiro é vital para ela enquanto empresa. Portanto, há um claro alinhamento dos interesses da Petrobras e do acionista controlador da empresa. A empresa e o país se fortalecem.
Valor: Quais são os desafios para a Petrobras?
Gabrielli: Vejo desafios enormes. O primeiro é a montagem da cadeia de suprimentos e as alianças estratégicas com fornecedores de recursos críticos porque isso pode ser fundamental no desenvolvimento da produção. O segundo é a mudança no modelo de gestão e na organização da empresa. Ela está estruturada para um determinado tamanho, mas vai crescer muito e terá que mudar a roupa.
Valor: Como?
Gabrielli Terá que redefinir processos decisórios, estrutura gerencial, o conceito de unidade de negócios, redefinir a maneira como faz o processo de decisão. Terá que usar mais padronização e simplificação de seus projetos.
Valor: Quantos funcionários ela vai precisar ter?
Gabrielli: Não sei. Mas não pode ser projeção linear. O modelo de ocupação das plataformas, das unidades de produção, não pode ser o mesmo da Bacia de Campos. Entre outras coisas porque [o pré-sal] está a 300 quilômetros de distância. Ele vai ser mais desabitado, ter mais automatização e sistemas submersos. Vai ter outro modelo.
Valor: O que o senhor pode dizer sobre aqueles poços do pré-sal listados no Banco de Dados de Exploração e Produção da ANP?
Gabrielli O fato de ter menos sucesso exploratório no aprofundamento de poços em produção (no pós-sal) não quer dizer nada. O aprofundamento de poços do pós-sal (para atingir os reservatórios mais profundos no pré-sal) pode ter taxa de sucesso exploratório menor do que os poços diretamente locados para o pré-sal. Por isso se afirma que na Bacia de Santos temos 100% de sucesso exploratório e nos 31 poços temos 87%.
Valor: E sobre a capitalização da Petrobras qual a avaliação?
Gabrielli A Petrobras vai aumentar o capital, uma operação típica de mercado de capitais. A Petrobras vai anunciar uma emissão privada de ações na qual só os acionistas da empresa vão poder exercer seus direitos. Nessa emissão todos os acionistas poderão comprar as ações na proporção de suas participações. Todos terão direito de recomprar as ações sobrantes, mas isso ainda não está definido. Os acionistas vão pagar as ações em uma determinada data que será fixada no processo, aprovada pela assembleia geral da Petrobras e pela CVM. A operação vai se concluir trocando dinheiro ou títulos por ações. Simultaneamente a essa operação de compra de ações, haverá outra transação chamada de cessão onerosa dos direitos de exploração, que vai ter uma valoração dos 5 bilhões de barris. O direito de exploração dos 5 bilhões de barris serão comprados pela Petrobras, que pagará por esse direito os títulos que a União nos deve. Então no mesmo dia o título vai sair do Tesouro e voltará para o Tesouro.
Valor: O título não será encarteirado?
Gabrielli: Os títulos não serão encarteirados. A União pode fazer [a capitalização] com títulos porque ela tem um ativo que vai vender no mesmo dia.
Valor: O valor da capitalização referente aos 5 bilhões de barris vai depender do quê?
Gabrielli: Vai depender da localização e da capacidade de produção dos reservatórios.
Valor: E se não achar 5 bilhões?
Gabrielli: Estamos falando do direito de exploração de 5 bilhões de barris. Se furar e achar mais que 5 bilhões, a diferença é da União. Se encontrar 4,995 bilhões, a União terá que dar mais 5.
Valor: A avaliação é de que não há equilíbrio porque o governo pode usar título e os demais acionistas terão que pagar em dinheiro.
Gabrielli: O governo vai usar títulos e vender direito de exploração que só ele tem. O acionista vai colocar o apartamento dele, a fábrica dele? Se botar ativo real é outra coisa, vai botar dinheiro. O título é só a unidade de pagamento. O título não tem efeito nenhum sobre a dívida pública. Ele vai sair e entrar no Tesouro Nacional no mesmo dia. Será cancelado.
Valor: E se a capitalização não for concluída por alguma razão?
Gabrielli: Se o preço do petróleo ficar em torno de US$ 65 não precisamos de capitalização para os projetos que nós temos.
Valor: E será preciso fazer a unitização antes para capitalizar a Petrobras com 5 bilhões de barris?
Gabrielli: Não necessariamente. A capitalização pode até não ser com áreas unitizáveis. Pode ser, mas não necessariamente. O que está escrito na lei é que são áreas contíguas, que podem ser unitizáveis ou não. Porque contíguas? Porque elas são mais conhecidas que áreas distantes."
FONTE: entrevista realizada por Cláudia Schüffner e Francisco Góes, do jornal Valor Econômico, com José Sergio Gabrielli, presidente da Petrobras, publicada em 10/09/2009 no referido jornal e no blog "Fatos e Dados", da Petrobras.
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2 comentários:
Existe uma coisa muito interessante a ser notada, a Petrobras e o PT de uma maneira ou de outra estão dando munição, de graça, pro PIG e seus asseclas. Todo o mundo sabe que o governo investe em propaganda no PIG, isto fortalece a oposição ao seu governo. Todo mundo sabe que o PIG tem acesso a editoriais do governo e da Petrobras, isto fortalece a oposição ao seu governo. O que ninguém esta se dando conta é que a Petrobras e o governo não investem nos pequenos blogs, não dão acesso as informações que os pequenos blogs precisam para fazer seus artigos. Os pequenos blogs estão recorrendo justamente ao PIG e estão tendo toda a assistência devida e estão sendo cooptado para se juntar a oposição e em troca podem ter artigos do PIG publicados nos seus blogs. É preciso que tanto o governo( que subiu ao poder nas costas do povo), quanto a Petrobras que se nega a fornecer artigos aos pequenos que tenham um pouco de humildade e notem que pra Dilma chegar ao Palácio do Planalto, como presidente, vai precisar do voto do povo, mas quem ta trabalhando para ter o povo nas mãos é a oposição. Hoje os blogs e pequenas paginas da internet são um grande trunfo nas mãos de quem precisa de voto, eu pergunto ao governo se não esta confiante demais achando que pode desprezar ou cuspir no prato que comeu ontem? O PIG se deu mal por ter feito isso junto com a elite que representam, querem fazer a mesma coisa? Porque a grande imprensa que tem dinheiro e vive batendo no governo, tem acesso a certas informações que não são sigilosas, mas de conhecimento público através do PIG, mas os pequenos tem de rastejar pra conseguir qualquer informação que seja? A Petrobras vive a ser acusada disto e daquilo pela grande imprensa, mas libera qualquer informação que eles assim desejarem saber, enquanto aos pequenos blogs é exigido coisa que eles não tem por justamente serem pequenos? Isso me faz lembrar dos empréstimos bancários, os ricos empresário tem acessos facilitados a somas obscenas, e muitas vezes não pagam ou levam estas somas para paraísos fiscais dando um calote enorme, enquanto que dos pequenos são exigidos coisas impossíveis de conseguir. Muitos grandes pedem, não só acesso a artigos da Petrobras, mas também contribuição financeiras obscenas, e são atendidos e depois malham a empresa estatal, enquanto que os pequenos pedem apenas acesso a artigos da mesma e não recebem nem respostas.
Não esqueçam que os pequenos são os que mais precisam de ajuda, 2010 esta aí não vacilem.
telefg@hotmail.com
Prezado leitor,
Você tem razão. Eu busco informações da Petrobras diretamente no endereço: http://www.blogspetrobras.com.br/fatosedados/
Maria tereza
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