quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

VENDAS NO VAREJO EM 2010 DEVEM BATER RECORDE, APONTA IBGE


“O resultado das vendas do varejo em novembro sinaliza para nível recorde no volume de vendas do comércio varejista brasileiro em 2010. Embora tenha ressaltado que o IBGE não faz projeções, o economista da coordenação de serviços e comércio do instituto, Nilo Lopes Macedo, comentou que o comércio brasileiro nunca encerrou ano com alta de dois dígitos em seu volume de vendas, na variação anual. Mas, até novembro do ano passado, as vendas do comércio varejista já acumulavam aumento de 11% em 2010.

"Não estou fazendo estimativas, mas pela lógica dos números, para que o desempenho do ano passado seja inferior a dois dígitos, o desempenho de dezembro teria de ser muito pequeno", disse, acrescentando que o último mês de cada ano, historicamente, quase sempre apresenta bom desempenho nas vendas, devido às compras de Natal.

Ainda segundo o especialista, no acumulado de 2010 até novembro, as vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foram destaque, entre as contribuições que ajudaram o desempenho positivo no período. Entre janeiro e novembro do ano passado, o volume de vendas neste segmento registra alta de 9,3%.”

FONTE: Agência Estado. Transcrito no portal do PT (http://www.pt.org.br/portalpt/noticias/economia-5/vendas-no-varejo-em-2010-devem-bater-recorde-aponta-ibge-37371.html) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: