sexta-feira, 18 de março de 2011

MOTIVAÇÃO DA VISITA DE OBAMA NÃO É CLARA


PARA ANALISTA DOS EUA, MOTIVAÇÃO DA VISITA DE OBAMA NÃO É CLARA

De Washington, aqui reproduzido na Folha de São Paulo

“Para Peter Hakim, presidente emérito do "think tank" “Inter-American Dialogue”, Washington não explicou direito o que quer com a viagem do presidente Barack Obama ao Brasil. A visita acabou se tornando uma indagação sobre o que o Brasil pode fazer pelos EUA, principalmente na economia.

-Folha - O Sr. havia dito que via uma falta de propósito na viagem. Por quê?

Peter Hakim - Não sinto que o objetivo real da viagem foi bem explicado. Houve diferentes focos.

Ela acabou se tornando largamente voltada a comércio e negócios. A equipe que viaja com o presidente é, praticamente, toda da área econômica. Hillary Clinton não vai, nem ninguém da Defesa.

A viagem começou como uma visita presidencial para discutir temas polêmicos que atrapalhavam a cooperação entre os dois países, principalmente Irã e programas nucleares -mas isso se tornou secundário, assim como o papel do Brasil na América Latina e no mundo.

O comércio é terrivelmente importante, mas não é o único tema importante das relações bilaterais. E não sei se os outros temas estão recebendo a atenção que merecem.

Os assuntos mais importantes são geopolíticos, e o Brasil deveria ter chance de falar sobre o Conselho de Segurança da ONU. Espero que esses assuntos sejam abordados e a viagem não seja só para o presidente se sentir bem.

-Há sensação no Brasil de que os EUA estão oferecendo pouco. O Sr. concorda?

Sim. Washington diz "não pergunte o que os EUA podem fazer pelo Brasil, mas o que o Brasil pode fazer pelos EUA".

-A Casa Branca diz que quer fazer parcerias globais com o Brasil. Isso mostra reconhecimento de uma nova estatura do país?

Não sei bem o que eles querem dizer com "parcerias". É improvável que desejem ir até lá discutir o Oriente Médio. Acho que querem fazer programas de assistência na África ou repetir o modelo de cooperação que têm no Haiti.

-Então qual o significado da ida ao Brasil?

O Brasil é a parte mais importante da viagem. O que acontecer no Brasil indicará se teremos mudança real de política dos EUA para a América Latina.”

FONTE: Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft1703201121.htm) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: