quarta-feira, 16 de março de 2011

VENDAS NO VAREJO CONTINUAM CRESCENDO


“VENDAS NO VAREJO REGISTRAM EM JANEIRO NONO AUMENTO CONSECUTIVO

O volume de vendas do comércio varejista do país cresceu 1,2% em janeiro, em relação ao mês anterior, e a receita nominal teve aumento de 1,1%.

Os dados são da “Pesquisa Mensal de Comércio”, divulgada ontem (15) pelo “Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística” (IBGE), e mostram que o setor completou nove meses consecutivos de taxas positivas no volume de vendas e 13 meses de crescimento na receita nominal.

Na comparação com o mesmo período de 2010, as vendas aumentaram 8,3% e a receita nominal, 13,3%. No período dos últimos 12 meses, as vendas acumulam alta de 10,7% e a receita nominal, de 14,5%.

De acordo com o documento do IBGE, seis das dez atividades registraram aumento no volume de vendas na passagem de dezembro para janeiro. Entre os destaques estão móveis e eletrodomésticos (2,7%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,2%). Por outro lado, os setores que reduziram as vendas no período foram livros, jornais, revistas e papelaria (-2,3%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,5%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5,1%) e veículos e motos, partes e peças (-7,1%).

Já na comparação com janeiro de 2010, todas as atividades cresceram. O melhor desempenho foi o do segmento de móveis e eletrodomésticos (19,1%), responsável pela principal contribuição para a taxa global (43%). O levantamento atribui o resultado ao crédito, à manutenção do crescimento do emprego e do rendimento, além da estabilidade de preços, principalmente de eletrodomésticos. Em seguida, aparecem os setores de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (4,2%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfuraria e cosméticos (12,7%).

Conforme a pesquisa, o comércio varejista ampliado, que inclui os segmentos de veículos e material de construção, teve queda de 0,2% no volume de vendas na passagem de dezembro para janeiro. O resultado foi influenciado pelo desempenho das vendas de veículos, motos, partes e peças, com retração de 7,1% no período, que, segundo o levantamento, pode ter sofrido os efeitos das medidas tomadas pelo Banco Central, em dezembro do ano passado, de restrição de crédito.

Em relação ao mesmo período de 2010, o segmento registrou alta de 16,4%, porém sofrendo desaceleração. Já que em novembro e em dezembro, as taxas foram de 30,4% e 26,0%, respectivamente.

Na comparação com janeiro de 2010, as vendas no varejo ampliado tiveram expansão 11,2%.”

FONTE: reportagem de Thais Leitão publicada pela Agência Brasil (edição: Juliana Andrade) (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-03-15/vendas-no-varejo-registram-em-janeiro-nono-aumento-consecutivo) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: