quarta-feira, 1 de junho de 2011

África do Sul: “AGRESSÃO DA OTAN À LÍBIA ATRAPALHA ESFORÇOS DE PAZ”

       Ataques dos EUA e OTAN "para proteger civis líbios" [sic!]

“Os bombardeios da OTAN estão minando os esforços de mediação de paz das nações africanas na Líbia, afirmou em transmissão de TV o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, durante visita a Trípoli para conversa com Muamar Kadafi.

Os ataques aéreos do Pacto Militar ocidental [EUA/OTAN] contra o país estão atrapalhando as tentativas africanas de negociar a paz, disse Zuma antes do encontro com Kadafi, numa entrevista transmitida na África do Sul.

"Até mesmo a visita ao país teve que ser adiada por causa dos bombardeios", explicou Zuma, referindo-se à missão da União Africana (UA) na Líbia.

"Sempre temos que pedir permissão à OTAN para entrar na Líbia", mesmo em nosso caso, disse. "Eu acredito que isso, de alguma maneira, compromete a integridade da União Africana".

Zuma foi a Trípoli na segunda-feira (30) encontrar-se com Kadafi para discutir o fim do conflito, depois da visita de alto oficial da UA em abril.

"Nós não podemos permitir que esse conflito dure mais tempo", disse ele à emissora pública SABC.

"A situação complica à medida que o tempo passa. Isso pode terminar de maneira muito infeliz para a Líbia e talvez para o próprio Kadafi," afirmou o presidente sul-africano.

Segundo a assessoria da presidência da África do Sul, Zuma está buscando cessar-fogo imediato como tentativa de aumentar a ajuda humanitária e facilitar as reformas necessárias para eliminar a causa dos conflitos que eclodiram durante os protestos contra o governo, em meados de fevereiro.”

FONTE: Portal “Vermelho” (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=155344&id_secao=9) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: