domingo, 12 de junho de 2011

FHC E SERRA DIZEM [obviamente] QUE CESARE BATTISTI DEVERIA SER EXTRADITADO


[Obs deste blog: NÃO É NOVIDADE QUE OS DOIS, COMO AUTÊNTICOS TUCANOS, PRIVILEGIAM A VONTADE ESTRANGEIRA, DESDE QUE ELA SEJA DE DIREITA, A ITALIANA NESTE CASO. PORÉM, CASO LULA TIVESSE DECIDIDO PELA EXTRADIÇÃO, FHC E SERRA SERIAM CONTRA, CLAMANDO PELA SOBERANIA NACIONAL]

Da Folha de São Paulo:

GOVERNO ITALIANO ANUNCIOU QUE VAI LEVAR CASO AO TRIBUNAL DE HAIA

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso disse (10/06) discordar da decisão de manter no Brasil o ex-ativista italiano Cesare Battisti.

Na última quarta-feira, o STF (Supremo Tribunal Federal) validou a decisão do ex-presidente Lula de negar a extradição do italiano e mandou soltar Battisti, que estava preso no país desde 2007.

"Eu não discuto decisão do Supremo. Mas, se eu fosse presidente, teria discordado", afirmou FHC. A declaração foi dada antes de jantar, na capital paulista, em comemoração de seus 80 anos.

O ex-governador José Serra, que foi ao evento, também condenou a posição brasileira. "Um homem que assassinou quatro pessoas, condenado pela Justiça italiana, um país democrático, tinha que ter devolvido. Agora o país pode virar um paraíso de delinquentes como ele", disse Serra. [Obs deste blog: certamente, pelo mesmo raciocínio, Serra também julga delinquentes e merecedores de prisão perpétua os ‘subversivos’ acusados de crimes na época dos governos militares no Brasil, contemporânea aos eventos semelhantes vividos por Battisti na Itália]

Ministros do STF que participaram da votação também comentaram o tema. Marco Aurélio Mello disse que ficou "um pouco perplexo" com as declarações do governo italiano, que pretende questionar a decisão do Brasil na Corte Internacional de Justiça, em Haia, na Holanda.

"O acolhimento de um estrangeiro é um ato de soberania", afirmou o ministro, também no jantar de aniversário de FHC. Marco Aurélio votou contra a extradição.”

FONTE: reportagem de Daniela Lima publicada na Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po1106201113.htm) [imagem do Google, título e trechos entre colchetes adicionados por este blog].

Nenhum comentário: