quarta-feira, 1 de junho de 2011

FOGUETE DE TREINAMENTO LANÇADO EM ALCÂNTARA


CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA LANÇA COM SUCESSO O 1° FOGUETE DA OPERAÇÃO “FOGTREIN 1- 2011”

“O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou com sucesso o lançamento do primeiro foguete de um total de dois previstos para a “Operação FOGTREIN I – 2011”.

O lançamento do “Foguete de Treinamento intermediário – FTI” ocorreu às 14 horas da quinta-feira (26/5). Segundo o Diretor do CLA e coordenador-geral da operação, Coronel Aviador Ricardo Rodrigues Rangel, o foguete atingiu seu apogeu a 56 mil metros do solo, com 221 segundos de voo até o impacto, ocorrido a mais de 79 quilômetros da costa, em alto-mar.

O lançamento confirmou o sucesso do projeto após as modificações na aerodinâmica do foguete. Lançado pela primeira vez no ano passado, o FTI demonstrou ser excelente opção para teste de equipamentos e manutenção dos meios operacionais de centros de lançamento, devido seu baixo custo e alto desempenho em relação à sua trajetória nominal.

Além disso, o sistema de terminação de voo do veículo permite o treinamento de Segurança de Voo para procedimentos de terminação de voo do VLS, aumentando a qualificação das equipes e a segurança dos procedimentos realizados durante os lançamentos.

O FTI, da família do Foguete de Treinamento Básico (FTB), é desenvolvido pelo Comando da Aeronáutica (COMAER) e Avibras Indústria Aeroespacial, de São José dos Campos (SP) –empresa que participou do desenvolvimento de outros foguetes brasileiros de médio porte.

O veículo tem capacidade de transportar experimentos científicos de até 30 kg, com alto nível de estabilidade de voo e de transmissão de dados. A meta das operações “Fogtrein” é poder oferecer, ao mercado aeroespacial, um foguete de baixo custo para ser utilizado para treinamento operacional.”

FONTE: CLA, via portal da FAB (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=7257) e Blog do Araya (http://mauricioaraya.wordpress.com/2011/05/26/cla-lanca-foguete-de-treinamento-intermediario/).

Nenhum comentário: