quarta-feira, 6 de julho de 2011
Dilma fala sobre "AGRICULTURA FAMILIAR" E "OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA"
ESTAMOS OFERECENDO, PARA A AGRICULTURA FAMILIAR, JUROS MAIS BAIXOS E AMPLIAÇÃO DO CRÉDITO PARA INVESTIMENTO
“O ‘Plano Safra Agricultura Familiar 201/2012’ foi destaque, na segunda-feira (4/7), no programa “Café com a Presidenta”, transmitido pela Rádio Nacional. A presidenta Dilma Rousseff iniciou o programa assegurando que o plano safra está melhor porque “estamos oferecendo para a agricultura familiar juros mais baixos e ampliação do crédito também para o investimento”. Além disso, segundo a presidenta, “também estamos concedendo para o agricultor prazo maior para que ele possa pagar de forma mais fácil o seu empréstimo”.
“Veja, Luciano [Luciano Seixas, apresentador do programa]: a taxa de juros de investimento, que antes era de 4%, caiu pela metade. O máximo de juros agora está em 2% ao ano. Aumentamos, também, o valor máximo a ser emprestado para o agricultor em quase todas as linhas de crédito. Tenho certeza de que a melhoria das condições vai permitir ao produtor pegar um empréstimo para aumentar sua área de produção, comprar máquinas, sementes e, assim, ele vai vender mais produtos e aumentar a sua própria renda.”
Uma outra novidade, conforme contou a presidenta, é que, se o agricultor perder a colheita em função de seca ou excesso de chuva, “ele vai agora poderá pegar até R$ 4 mil para se sustentar, e a dívida do banco vai ser zerada”. O ‘Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar’ também foi ampliado. Essa é uma garantia, informou, que vai ser usada para compensar as perdas quando o preço de um produto ficar abaixo daquilo que o agricultor gastou para produzi-lo.
Nesta parte da entrevista, Luciano Seixas recordou que a presidenta Dilma disse, numa outra edição do programa ‘Café com a Presidenta’, que o governo iria regulamentar o ‘Sistema Único de Atenção à Sanidade Animal’, o SUASA, para os agricultores familiares venderem sem burocracia alguns subprodutos, como o queijo, a geleia e o mel. Ele indagou se essa questão já está resolvida.
“A proposta para resolver essa questão está prontinha. Vamos publicar um decreto que vai descentralizar a fiscalização, com o aumento da participação dos Estados nesse processo. Aí o agricultor familiar vai poder comercializar seus produtos em todo o país. A proposta é muito boa, Luciano, pois –repito– vai facilitar a comercialização dos produtos da agricultura familiar. Agora, uma coisa é importante destacar: nós vamos fazer esse processo sem diminuir as cautelas necessárias à garantia da qualidade sanitária dos produtos agrícolas brasileiros, porque isso significa também proteger a saúde da população.”
Mais adiante, Seixas quis saber sobre a importância que os alunos das escolas públicas dão para a ‘Olimpíada de Matemática’ que, no próximo mês, realiza a sétima edição. A presidenta iniciou a resposta explicando que a matemática é base para todas as ciências. “Está na Engenharia, está na Física, e é necessária em todas as invenções”, disse. E continuou: “Qualquer país que queira crescer tem de investir no conhecimento da Matemática, e é isso que estamos fazendo: governos, escolas, alunos e suas famílias.”
“Eu vou te contar uma história, a de ‘Cocal dos Alves’, lá no interior do Piauí, uma cidade pequena. Sabe qual é a marca dessa cidade? Ela é berço de campeões em competições de Matemática. Recentemente, entreguei medalhas a 500 alunos que participaram da Olimpíada de Matemática do ano passado. Catorze deles eram de Cocal dos Alves, quatro conquistaram medalha de ouro. Um desses medalhistas, o José Márcio, é beneficiário do Bolsa Família. Outra aluna, a Clara, é filha de agricultores. Isso revela um outro valor da Olimpíada: a transformação social que ela promove na vida das pessoas.”
No encerramento, a presidenta destacou também a importância da participação do professor e retomou o exemplo da escola pública de Cocal dos Alves. Lá, o professor Antônio Cardoso do Amaral é um professor exemplar. “Ele, sozinho, ensina matemática nas duas escolas de onde saíram os campeões”, afirmou. Segundo a presidenta “isso mostra que o compromisso de cada um com a educação faz diferença e o Brasil sai ganhando”.
“Mais uma vez, parabéns para todos os medalhistas de ouro, de prata e de bronze da Olimpíada de Matemática. Parabéns àqueles que participaram, nos últimos anos e neste ano, da Olimpíada de Matemática.”
FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/estamos-oferecendo-para-a-agricultura-familiar-juros-mais-baixos-e-ampliacao-do-credito-para-investimento/).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário