terça-feira, 5 de julho de 2011

“FOLHA” QUER “DESACELERAR” A ECONOMIA


“A mídia nativa não esconde seus vínculos orgânicos com o capital financeiro. Mesmo com as medidas do governo Dilma Rousseff de restrição ao crédito, de aumento recorrente das taxas de juros e de drásticos cortes no orçamento, ela não está satisfeita e exige mais arrocho monetário e fiscal. Na prática, a mídia rentista serve como porta-voz da oligarquia financeira.

Por Altamiro Borges

Em seu editorial de quarta-feira (29), intitulado “desaceleração inconclusa”, a 'Folha' mais uma vez explícita essa posição. Para ela, “a diminuição do crédito ajuda no combate à inflação, mas o Banco Central precisa estar atento para a retomada da alta dos preços no futuro próximo”. Com esse discurso terrorista, o jornal neoliberal clama por medidas mais duras de restrição ao consumo.

EFEITOS DANOSOS DA RETRAÇÃO DO CRÉDITO

O BC divulgou, na semana passada, novos dados sobre a redução do crédito. Eles apontam para a inevitável retração da economia. Em maio último, a velocidade dos empréstimos para pessoas físicas caiu para 8% -até dezembro último o volume da liberação crescia ao ritmo anualizado de 30%. No Brasil, o consumo das famílias representa mais de 60% da formação do Produto Interno Bruto (PIB). Um corte tão drástico no crédito tem reflexos no consumo e, como efeito, na geração de emprego e renda.

Mas apesar dessas consequências danosas, a mídia rentista quer mais arrocho. Para a ‘Folha’, a política aplicada no governo Lula, “da concessão de crédito com regras frouxas e juros menores, estimulava o consumo e aumentava a pressão sobre a inflação”. A sua receita, tipicamente neoliberal, é por mais aperto monetário e fiscal. Dane-se o emprego e a renda dos brasileiros!

TORCIDA PELO DESEMPREGO

A ‘Folha’ não vacila sequer em dizer que o desemprego ajuda a conter a inflação. Para ele, “o emprego formal continua crescendo ao ritmo de quase 2 milhões de vagas ao ano em contexto de escassez de mão de obra e salários pressionados” –o que seria preocupante para o “deus-mercado”.

Diante desse cenário, o jornal repete o discurso dos rentistas e agiotas financeiros: ‘A trégua atual no campo da inflação é passageira e novas medidas de restrição ao crédito podem se tornar necessárias’.”

FONTE: escrito pelo jornalista Altamiro Borges e transcrito no portal “Vermelho”  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=157750&id_secao=6) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: