segunda-feira, 1 de agosto de 2011

BRASIL ALCANÇA PACÍFICO VIA ‘TRANSOCEÂNICA’


COM CAMINHO ASFALTADO, BRASIL ALCANÇA PACÍFICO VIA TRANSOCEÂNICA


“Lima, Cuzco e Puerto Maldonado - Foi preciso domar os caprichos da natureza para transformar em realidade o sonho de pavimentar o caminho do Brasil ao Oceano Pacífico. Mas, para tirar definitivamente do papel a Transoceânica, faltava construir uma pequena ponte sobre o Rio Madre de Dios, no Peru. Inaugurada, enfim, no último dia 15, a ponte se tornou um marco dessa complexa, singular e desafiadora rodovia, cujo megaprojeto binacional é assinado por um pool de empreiteiras brasileiras: Norberto Odebrecht, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Queiroz Galvão.

Pensada para ser um corredor de ‘commodities’, ainda não se sabe, contudo, se a rodovia vai realizar o sonho acalentado por anos pelo ex-presidente Lula. Talvez ela funcione mais como ferramenta de integração regional, incorporando áreas isoladas do Peru, e menos como uma estrada para escoar para a Ásia, via Pacífico, produtos do Centro-Oeste brasileiro, como carne, minério e soja. Isso porque a rodovia é estreita, sinuosa e remota, o que aumenta os gastos com combustível e manutenção dos caminhões.

- ‘A integração física poderia ser também comercial, se fosse assinado acordo de livre comércio entre os dois países’ - avalia o diretor de Sustentabilidade da Odebrecht Peru, Delcy Machado Filho, comentando que o megassonho de um corredor de commodities talvez não se realize, mas o fato de o Brasil já ter acesso irrestrito ao Pacífico é, sem dúvida, mais uma porta que se abre aos itens ‘made in Brazil’.

Se a origem for Santos (SP), para se chegar ao Pacífico pela estrada é preciso percorrer 2,6 mil quilômetros até os portos peruanos de Ilo, Matarani e San Juan de Marcona, todos à beira do oceano.


A Odebrecht investiu US$ 1,25 bilhão para explorar por 25 anos o maior trecho da estrada, batizado de ‘Interoceânica Sul’. São 710 km de asfalto no pedaço que começa em Cuzco, passa por Puerto Maldonado, na região de Madre de Dios, e chega a Assis Brasil, no Acre. É nesse ponto, na fronteira entre os dois países, que foi preciso levantar a ponte Billinghurst [foto acima] sobre o Rio Madre de Dios, que desemboca no Brasil com o nome de Madeira.

Ao custo de US$ 32 milhões, a enorme estrutura metálica da Billinghurst, de 722,9 metros de extensão e altura correspondente a um prédio de 25 andares, era o último elo que faltava para concluir um negócio que começou a ser discutido nos anos 2000, durante a Cúpula dos Presidentes da América do Sul.”

FONTE: O Globo.com  (http://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/07/30/com-caminho-asfaltado-brasil-alcanca-pacifico-via-transoceanica-925024463.asp#ixzz1TeqmK200)
e blog do Noblat  (http://oglobo.globo.com/pais/noblat/) [mapas do Google adicionados por este blog].

Um comentário:

aventureiros disse...

A rodovia no pacifico é nova, porem estreita, creio que os bi-trens, as carretas brasileiras nao passarão la, porem o pior é a condiçao da estrada de porto velho ´para assis brasil, onde nao construiram ponte sobre o rio madeira, tem que se atravessar de balsa, e precariedade do assasfalto.